O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 8 de setembro de 2024
Pedido de Transparência

Brasil, Colômbia e México voltam a cobrar dados de votos na Venezuela

Países cobram ainda respeito aos direitos humanos

Postado em 8 de agosto de 2024 por Tathyane Melo
Países cobram ainda respeito aos direitos humanos | Foto: Reprodução

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Colômbia e México realizaram uma reunião virtual na última quarta-feira, (7), por mandato de seus respectivos presidentes, para dar continuidade às discussões sobre a complexa situação política na Venezuela.

Durante o encontro, os ministros destacaram a necessidade urgente de transparência na divulgação dos resultados das eleições presidenciais realizadas em 28 de julho de 2024.

Transparência nos resultados eleitorais

Um dos pontos centrais da reunião foi a exigência de que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) apresente os resultados das eleições de forma desagregada, mesa por mesa, para garantir a clareza e legitimidade do processo eleitoral. Os ministros concordaram que essa medida é fundamental para assegurar que a vontade popular seja respeitada e para fortalecer a confiança nas instituições eleitorais venezuelanas.

Além disso, os ministros mencionaram a ação que está em curso no Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) relativa ao processo eleitoral. No entanto, enfatizaram que, de acordo com o mandato legal, é responsabilidade do CNE a divulgação transparente dos resultados, reforçando o papel central desse órgão na condução do processo eleitoral.

Verificação imparcial 

Os representantes diplomáticos dos três países também sublinharam a importância de permitir uma verificação imparcial dos resultados eleitorais, que respeite o princípio fundamental da soberania popular. Esse processo de verificação é visto como uma maneira de assegurar que o resultado final das eleições reflita a verdadeira vontade do povo venezuelano, evitando conflitos e fortalecendo a estabilidade política no país.

Os ministros fizeram um apelo para que todos os atores políticos e sociais na Venezuela atuem com cautela e moderação em suas manifestações e eventos públicos. Reforçaram, ainda, a necessidade de que as forças de segurança garantam o pleno exercício dos direitos democráticos dentro dos limites da lei.

O respeito aos direitos humanos foi destacado como um princípio que deve prevalecer em qualquer circunstância, independentemente da situação política.

Veja também