Polícia Civil desmantela quadrilhas de crimes cibernéticos em operações simultâneas em 3 estados
A Polícia Civil de Goiás, deflagro três operações simultâneas contra crimes digitais, resultando em 26 medidas judiciais cumpridas em Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou na manhã desta quinta-feira (8) três operações simultâneas contra crimes digitais, resultando em 26 medidas judiciais cumpridas em Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. As ações visaram desarticular quadrilhas especializadas em diferentes modalidades de crimes cibernéticos, como golpes financeiros, venda de produtos ilícitos pela internet e associação criminosa.
Em São Paulo, a Operação Conexão Oculta teve como alvo uma quadrilha especializada no golpe da “mão fantasma”, no qual os criminosos se passam por funcionários de bancos para aplicar golpes em clientes. O crime ocorreu em 22 de junho de 2023, a vítima goiana, alvo do golpe, teve um prejuízo de quase R$ 96 mil.
Já a Operação Arremate, também realizada em São Paulo e Rio de Janeiro, desmantelou uma organização criminosa que aplicava golpes através de sites de leilão falsos. Uma vítima chegou a perder quase R$ 613 mil após realizar 12 transferências bancárias para adquirir veículos que nunca foram entregues. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão.
Veja imagens da operação
Em Goiás, a Operação Interruptio teve como alvo um suspeito que anunciava a venda de medicamentos abortivos pela internet, configurando o crime de exposição à venda de produto de procedência ignorada. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Formosa.