Com apoio de Caiado e maior coligação em Anápolis, Eerizania tenta quebrar polarização
Candidata do União Brasil se apresenta ao eleitorado anapolino como uma alternativa aos nomes de Antônio Gomide e Márcio Côrrea. Ela também conta com a maior coligação
Thiago Borges
A eleição para prefeitura de Anápolis pode tomar rumos diferentes do provável, na disputa pelo Executivo do município vizinho da capital. Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL) são os principais nomes na disputa pelo Paço Municipal da cidade. O candidato petista e o nome de Bolsonaro para a região ocupam a primeira e segunda posição nas pesquisas, respectivamente, mas Eerizania Freitas (União Brasil) tenta desafiar a polarização desenhada em Anápolis.
A convenção partidária que oficializou sua candidatura aconteceu no último domingo, 4. Na ocasião, Eerizania apareceu ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e da primeira-dama, Gracinha Caiado, em um momento que pode ser o marco da virada de chave na corrida eleitoral em Anápolis. Isso porque, o chefe do Executivo goiano é respaldado pelo povo anapolino. É o que mostra a pesquisa do instituto Opção Pesquisas, de julho, em que Caiado recebeu 85,6% de aprovação na cidade e apenas 7,6% de desaprovação.
Aliado a isso, Eerizania possui a maior coligação partidária em Anápolis. Com 11 siglas caminhando ao seu lado, a candidata da base governista demonstrou boa articulação política para formar a maior chapa anapolina. Nomeada “Trabalho e Dedicação”, a coligação que apoia a professora é composta por Progressistas, Republicanos, Podemos, PSB, Mobiliza, Democracia Cristã, Agir e Solidariedade – além de claro, União Brasil.
O exército montado para a candidatura da professora conta com mais de 200 candidatos à vereança, além de ser a candidata com maior número de tempo no horário eleitoral de TV e rádio. Ademais, conta com a máquina pública ao seu lado, já que é apoiada pelo atual prefeito da cidade, Roberto Naves (Republicanos).
Eerizania pontuava cerca de 2 a 3 pontos percentuais, nas pesquisas do início da pré-campanha. Na última pesquisa da Real Time Big Data/Tv Record, que ouviu cerca de mil pessoas na última semana, como nome de Caiado em Anápolis apareceu com 11%. A evolução é nítida, porém, ainda distante de Márcio Corrêa, que pontuou cerca de 20%, e Antônio Gomide, com 38% dos votos. De fato, Eerizania terá muito trabalho para conseguir desbancar as chapas que prometem polarizar a eleição anapolina, repetindo o cenário das eleições presidenciais de 2022, mas, demonstra ter arsenal para o desafio eleitoral.
O governador anda cumprindo agenda eleitoral em sua cidade natal. Na última quarta-feira, 7, destacou a alavancada da candidata nas pesquisas. “Os outros candidatos já estavam em campanha há muito tempo, já são conhecidos em Anápolis. Nós entramos praticamente no último domingo. Então, no dia 5 é que nós entramos no jogo e apresentamos o nosso time. Aí, bastou apresentar o time e já saímos de 2% para 11%. Agora é que nós vamos jogar o jogo”.
Caiado visa 2026
Caiado deve mergulhar de vez na candidatura de Eerizania em Anápolis. O governador aparenta querer formar uma rede de apoio – com as prefeituras goianas – para sua possível candidatura às eleições presidenciais de 2026. Dos três principais colégios eleitorais do estado, Sandro Mabel (União Brasil) é um dos favoritos em Goiânia e em Aparecida, Leandro Vilela (MDB) rivaliza com Professor Alcides (PL), os dois principais candidatos da Cidade Administrativa. Por isso, a candidatura do União Brasil em Anápolis precisa ser tratada com atenção pelo político e sua base, a fim de se consolidar nos principais municípios. (Especial para O Hoje).