Conheça Luan e a rara síndrome do ‘olho de tigre’ que o fez passar por cirurgia de 12 horas
A esperança é que Luan tenha uma melhora na qualidade de vida
Uma criança de 07 anos, Luan, foi diagnosticado com Síndrome de Hallervorden-Spatz, também conhecida como ‘olho do tigre’. A esperança é que ele tenha uma melhora na qualidade de vida, que será proporcionada por uma cirurgia de implantação de eletrodos no cérebro.
Essa doença afeta principalmente a coordenação motora, provocada pelo acúmulo anormal de ferro nos tecidos cerebrais. Luan começou a ter perdas de fala a mobilidade, tendo um aumento de câimbras, contrações musculares e dores fortes.
A família reuniu dinheiro para que o menino fosse operado pela neurocirurgiã goiana, Ana Maria Moura. A cirurgia foi realizada no Instituto de Neurologia de Goiânia (ING) no dia 21 de julho, com duração de 12 horas.
Os polos condutores são conectados por um marcapasso cerebral, que ficam ao lado direito do abdômen de Luan. A partir de estímulos elétricos enviados, o circuito dos movimentos se restabelece aos poucos. Assim, serão necessários ajustes periódicos de acordo com o avanço.
A Ana Maria segue acompanhando a recuperação de Luan. “Estamos muito otimistas quanto à melhoria na qualidade de vida do Luan e continuaremos acompanhando seu progresso de perto”, disse a neurocirurgiã.