O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 10 de setembro de 2024
Eleições Municipais

1° debate compõe sintonia do tom de campanha em Goiânia

Debate ocorreu para candidatos discutem Goiânia, cidade que querem governar a partir de 2024

Postado em 10 de agosto de 2024 por Yago Sales
1° debate compõe sintonia do tom de campanha em Goiânia
Alvo principal de críticas, o prefeito Rogério Cruz conseguiu pontuar o que fez, nos últimos quase quatro anos, como prefeito. E prometeu fazer mais | Foto: Reprodução/Montagem

O clima do primeiro debate na televisão goiana não era tão grave de polarização quanto aquele que todos esperavam, sobretudo tendo, como um dos destaques, a líder na maioria das pesquisas, Adriana Accorsi (PT), ou seja, nome do presidente Lula na corrida eleitoral e Fred Rodrigues (PL), escolhido por Jair Bolsonaro. 

Comumente, críticas e até ironias fazem parte de qualquer debate. Isto ficou a cargo de Matheus Ribeiro (PSDB) e Fred, que trocaram farpas. Dois jovens e novatos na corrida. Enquanto Fred ironizou falas de Matheus – que ficou famoso por apresentar o Jornal Nacional – de que ele era a renovação da política, mesmo estando no PSDB do ex-governador Marconi Perillo. Ao passo que Matheus não deixou barato: lembrou ao eleitorado que Fred havia sido cassado do cargo de deputado na Assembleia Legislativa. 

Alvo principal de críticas, o prefeito Rogério Cruz conseguiu pontuar o que fez, nos últimos quase quatro anos, como prefeito. E prometeu fazer mais. O prefeito destacou, quando teve oportunidade de fala, que foi responsável por executar mais de 80% das obras do programa 630 km, lançado na administração passada, e já implantou mais de 67% do programa 500 km, lançado em 2023

O prefeito também prometeu que irá entregar mais de mil quilômetros de asfalto até o final de 2024. Rogério usou o histórico de obras para demolir a afirmação de Fred Rodrigues, que disse que Cruz concentrou obras nos últimos oito meses. 

O pré-candidato Sandro Mabel (União Brasil) lembrou que o transporte coletivo em Goiânia vem obtendo avanços e questionou quais os planos do prefeito Rogério para a área caso seja reeleito. Na resposta, o prefeito disse que, logo quando assumiu a administração, sentou com especialistas para traçar um projeto de subsídio do transporte público. “Hoje nós temos o melhor sistema de transporte público do Brasil, que inclusive está sendo procurado por administrações de outras cidades para implantarem ações como os Cartões Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família”, disse.

Já a candidata Adriana Accorsi disse que Goiânia precisa de um programa de desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, que combata a desigualdade e promova a dignidade para as pessoas viverem felizes na capital. Única pré-candidata mulher à prefeitura adiantou que vai buscar unir todos os segmentos da sociedade  para promover esse modelo de desenvolvimento inclusivo.

No caso dos jovens, Adriana destacou a experiência de sucesso que foi o projeto Cidadão 2000, na administração de seu pai Darci Accorsi, que qualificava adolescentes e jovens da cidade nos contraturnos escolares, promovendo inclusão, lazer esporte e a oportunidade de uma profissionalização para inserção no mercado de trabalho.

Accorsi prometeu cuidar da Região da 44, segundo pólo de vestuário do Brasil. Disse que a região terá todo seu apoio como prefeita para que se torne o primeiro, principalmente porque a maioria dos trabalhadoras de lá são mulheres.  “Eu quero apoiá-las para que se qualifiquem e tenham mais condições de trabalhar, inclusive criando vagas nos CMEIs e incentivando as cooperativas”, ressaltou.

Adriana também afirmou que, com ajuda  do governo Lula, vai criar o Hospital Geral Municipal em Goiânia e que vai valorizar os servidores da saúde e chegar perto de zerar a fila de espera para consultas e exames na capital.

Sandro Mabel, no entanto, lembrou da sua história como gestor de empresas. “É fácil dizer que vai fazer isso ou aquilo. Mas sem experiência, não vão conseguir realizar. Uma cidade como Goiânia, que está numa situação muito complicada, cheia de problemas na saúde, nas escolas, limpeza urbana, precisa de um gestor experiente e de boas parcerias”. O candidato do União Brasil destacou que, se for eleito, vai aprofundar parcerias com o governador Ronaldo Caiado para solucionar os principais gargalos da cidade.

Veja também