O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 12 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Copa do Mundo

Arábia Saudita planeja construção de cidade futurística para sediar a Copa de 2034

A Arábia Saudita planeja concluir até 2030 a construção de uma cidade linear, com um custo estimado em R$ 5 trilhões

Postado em 12 de agosto de 2024 por Matheus Santana
Foto de Capa 16 8
Os sauditas esperam que, até 2030, cerca de 300 mil pessoas residam em Neom | Foto: Canva

A Arábia Saudita planeja concluir até 2030 a construção de uma cidade linear, com um custo estimado em R$ 5 trilhões. Localizada no noroeste do país, nas margens do Mar Vermelho, a cidade futurística chamada Neom será uma das sedes da Copa do Mundo de 2034. Sendo o único país candidato, a Arábia Saudita deve ser confirmada como anfitriã do torneio até o final de 2024.

Recentemente, a Federação de Futebol da Arábia Saudita, em parceria com o governo local, apresentou à FIFA o caderno de encargos, detalhando a organização do Mundial. Neom foi destacada como uma das sedes, com planos para a construção de um estádio para 46 mil espectadores, com previsão de término em 2032. Esse estádio será palco de jogos da fase de grupos, oitavas de final e quartas de final.

Embora a construção de Neom não esteja diretamente ligada à Copa do Mundo, a confirmação do país como sede deve impulsionar a captação de investimentos. A Arábia Saudita, apesar de sua riqueza oriunda do petróleo, está buscando diversificar sua economia e vê na iniciativa privada a principal fonte de recursos para o projeto. Patrocinadores do Mundial também devem contribuir para o financiamento.

Neom faz parte de um plano maior para transformar a economia saudita, atraindo investimentos em até 15 setores, incluindo construção e tecnologia. Dentro de Neom, haverá uma área específica chamada The Line, uma cidade futurística que se estenderá por 170 km e será elevada a 500 metros acima do nível do mar, com toda a estrutura espelhada. É nesse espaço que estará o Estádio de Neom, situado a 350 metros de altura, cercado pela estrutura de The Line. Além do estádio, o “porto desportivo” contará com quatro centros de treinamento, disponíveis para as seleções durante o torneio.

Os sauditas esperam que, até 2030, cerca de 300 mil pessoas residam em Neom. A cidade contará também com um aeroporto internacional e um sistema de transporte interno baseado em veículos autônomos de trânsito rápido, operando em cinco corredores.

Neom se junta a outras cidades planejadas antes de grandes eventos, como Lusail, no Catar, que foi construída para a Copa do Mundo de 2022. A Arábia Saudita projeta 15 estádios para o Mundial de 2034, sendo 11 deles construídos especificamente para a competição e quatro remodelados. O maior estádio será o King Salman International Stadium, em Riad, com capacidade para 92.270 pessoas, destinado a sediar a abertura e a final da Copa.

Antes do Mundial de 2034, as edições de 2026 e 2030 ocorrerão, respectivamente, na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá) e em uma parceria entre Portugal, Espanha e Marrocos. A Copa de 2030 terá um diferencial, com as três primeiras partidas acontecendo na América do Sul, em comemoração ao centenário do torneio. As partidas inaugurais serão disputadas no estádio Centenário em Montevidéu, no Monumental de Nuñez em Buenos Aires e em Assunção, no Paraguai, em uma nova arena ou no reformado Defensores del Chaco.

Veja também