O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 12 de agosto de 2024
Legado de Delfim

Lula lamenta a morte de Delfim Netto e destaca seu legado como referência na economia

Lula relembrou as críticas que fez a Delfim Netto durante 30 anos e mencionou que, em sua campanha de 2006, pediu desculpas publicamente

Postado em 12 de agosto de 2024 por Herbert Alencar
Delfim Netto
Delfim apoiou reeleição de Lula em 2006

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu pesar pelo falecimento do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, que faleceu aos 96 anos na madrugada desta segunda-feira, 12. Em sua nota, Lula compartilhou histórias com o economista e destacou que o legado de Delfim será discutido por futuras gerações de economistas e homens públicos.

Lula relembrou as críticas que fez a Delfim Netto durante 30 anos e mencionou que, em sua campanha de 2006, pediu desculpas publicamente, reconhecendo o papel crucial que Delfim desempenhou nas políticas de desenvolvimento e inclusão social implementadas em seus dois primeiros mandatos. “Delfim participou ativamente da formulação das políticas econômicas daquele período”, escreveu Lula na nota divulgada pelo Palácio do Planalto. “Quando o adversário político é inteligente, ele nos estimula a sermos mais inteligentes e competentes.”

O presidente também recordou o recente falecimento da economista Maria da Conceição Tavares, que ocorreu em junho. Para Lula, o Brasil perdeu, em um curto intervalo de tempo, duas “referências do debate econômico”.

Veja também