Prefeitura troca lâmpadas amarelas por LED em toda capital
Equipes começaram trabalho pelo Setor Morada do Sol, na Região Noroeste, na última segunda-feira (12)
A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana um grande projeto de modernização da iluminação pública da cidade. Equipes especializadas estão substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio, conhecidas como amarelas, por modernas e eficientes lâmpadas LED. A medida, além de proporcionar maior visibilidade e segurança aos moradores, contribui para a economia de energia.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), as equipes do Consórcio Ilumina Goiânia começaram o trabalho na noite de segunda-feira (12), na Região Noroeste. Nas demais regiões, como Campinas-Centro, Oeste e Sudoeste, os serviços tiveram início na manhã desta terça-feira (13). A previsão é que a troca seja concluída em todas as áreas até dezembro de 2024.
Equipes da empresa Consórcio Ilumina Goiânia, responsável pela modernização, eficientização e expansão do parque luminotécnico de Goiânia, executam o programa. A Seinfra, que é gestora do contrato, explicou que o consórcio fará também a troca de lâmpadas queimadas represadas há alguns meses.
Cobertura Ampla
O serviço de substituição das lâmpadas ocorre, inicialmente, em quatro regiões: Região Campinas-Centro, contempla 82 bairros; Região Noroeste, que alcança 72 setores; os 156 bairros da Região Oeste, e a Região Sudoeste, que vai atender a 144 bairros. A empresa deve começar a atuar na Região Sul até quarta-feira (14) e nas regiões Leste e Norte, até o final da próxima semana.
Antes da contratação do consórcio, a própria Seinfra começou o trabalho de eficientização com a colocação de mais de 53 mil pontos luminosos da capital, com equipe e material próprios. Estão com todas as lâmpadas em LED os setores Jaó, Village Maringá, Chácaras Maringá, Parque Eldorado, Residencial Aquarius 1 e 2, Parque Eldorado Extensão, Irisville, Jardim Bom Jesus, além dos perímetros urbanos das rodovias BR-153, GO-020, GO-080 e GO-060. As principais avenidas da capital também estão contempladas com a nova iluminação.