O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 16 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições paulistanas

PSB de Tabata Amaral quer barrar candidatura de Pablo Marçal

Partido da deputada alega que estatuto do PRTB não permite pessoas com menos de 6 meses de filiação a serem candidatas pela legenda

Postado em 13 de agosto de 2024 por Thiago Borges
PSB de Tabata Amaral quer barrar candidatura de Pablo Marçal
PSB de Tabata Amaral quer barrar candidatura de Pablo Marçal Foto: Câmara dos Deputados//Renato Pizzutto

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), da deputada e candidata à prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral, pediu à Justiça Eleitoral paulista a impugnação da candidatura de Pablo Marçal, pelo PRTB. O diretório municipal do PSB é presidido por Tabata.

A cúpula paulistana da sigla baseia sua argumentação no estatuto do PRTB. Segundo o documento, os interessados em serem candidatos pela sigla devem estar filiados ao partido por, pelo menos, seis meses. Marçal se filiou à legenda no dia 5 de abril, e a convenção do PRTB aconteceu no dia 4 de agosto, quatro meses depois. 

Leia mais: Datena afirma que queria ser vice de Tabata Amaral

Além do partido de Tabata, o secretário-geral do PRTB, Marcos André de Andrade, também pediu junto à Justiça, o indeferimento da candidatura de Pablo Marçal. O secretário-geral da sigla do ex-coach argumenta que a oficialização da candidatura do goiano foi feita de forma irregular. 

“Não houve consulta, nem tampouco autorização, muito menos formalização de autorização, como exige o estatuto. Tal situação, nos termos irreversíveis da norma estatutária, eivou de insanável nulidade a referida convenção e inviabiliza o registro da candidatura pretendida”, diz a petição de Andrade. 

Veja também