Ao lado de Alckmin, Daniel Vilela lança programa Brasil Mais Produtivo em Goiás
Crescimento expressivo do estado nos últimos anos levou Goiânia a ser escolhida como primeira capital a receber iniciativa do Ministério do Desenvolvimento
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, deu início, nesta quarta-feira (14), ao roadshow do programa Brasil Mais Produtivo em Goiânia. O evento, realizado na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), tem como objetivo engajar empresários e industriais no programa que visa digitalizar, desburocratizar e aumentar a produtividade de empresas e indústrias de micro, pequeno e médio porte.
Antes de mais nada. com uma agenda focada em impulsionar o desenvolvimento econômico local, o evento contou com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. O vice do Estado representou o governador Ronaldo Caiado. Durante a abertura, Vilela destacou o desempenho econômico de Goiás, que registrou um crescimento de 4,4% no PIB em 2023, superando a média nacional de 2,9%.
“O Estado se sente prestigiado por ser o primeiro a receber o programa. Isso nos honra muito pelo reconhecimento da pujança econômica que Goiás tem apresentado nos últimos anos”, afirmou o vice-governador.
Brasil Mais Produtivo
O programa Brasil Mais Produtivo é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e várias entidades. Entre elas, o Sebrae, Senai, Embrapii, ABDI, Finep e BNDES, tem como meta atender 93 mil empresas presencialmente. Além de fazer cerca de 200 mil atendimentos pela plataforma digital, com um investimento de R$ 2 bilhões.
Ao mesmo tempo, Alckmin explicou que a iniciativa visa fortalecer a competitividade das pequenas indústrias, reduzindo custos e impulsionando o crescimento. “Queremos empurrar a pequena indústria para que ela possa melhorar a competitividade, reduzir custos e crescer”, destacou o ministro.
Além das ações de digitalização e desburocratização, o programa também inclui medidas de depreciação acelerada, incentivando a renovação de equipamentos e maquinário do parque fabril brasileiro em até dois anos, com a redução do imposto de renda para pessoa jurídica e contribuição social sobre o lucro líquido. Outra novidade é a introdução da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), um novo tipo de empréstimo destinado a fomentar o setor industrial.
O Estado de Goiás se destaca com a abertura de cerca de 20 mil novas empresas apenas no primeiro semestre de 2023. E com isso, foi escolhido como o ponto de partida para o roadshow, que percorrerá diversas cidades brasileiras. “Somos o Estado que mais retirou famílias da pobreza. Estamos preparados e ávidos para dar um passo seguinte, com o aumento da produtividade. Goiás está apto e já é um modelo para o país”, acrescentou Vilela.
Durante o evento, Alckmin ressaltou a parceria com as entidades envolvidas, destacando o papel delas no fortalecimento das micro e pequenas empresas. O Sebrae, por exemplo, é responsável por oferecer suporte técnico e capacitação aos empresários. Já o Senai contribui com inovação tecnológica e modernização do setor industrial. Por fim, a Embrapii, por sua vez, apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.