O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 14 de agosto de 2024
Ideb

Goiás lidera ranking nacional de educação com nota histórica no Ideb

Investimentos e programas estruturais colocam rede estadual goiana no topo do país, segundo resultados divulgados pelo Ministério da Educação

Postado em 14 de agosto de 2024 por Vitória Bronzati
"Goiás tem a melhor educação do Brasil”, ressalta Caiado ao comemorar 1º lugar no Ideb
Governador Ronaldo Caiado durante anúncio dos resultados do Ideb 2023: “A rede estadual de educação trabalhou o tempo todo, com pique de chegar ao pódio e ganhamos a medalha de ouro” | Foto: Rômullo Carvalho e Walter Folador

Goiás se destacou ao alcançar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, conforme anunciou o governador Ronaldo Caiado. Com uma nota média de 4,8, a rede pública estadual superou a meta estipulada de 4,7 e consolidou-se como referência em qualidade educacional no Brasil. Além de Goiás, apenas Pernambuco e Piauí atingiram as metas estabelecidas, com notas de 4,5 e 4,3, respectivamente.

O governador Caiado enfatizou o engajamento contínuo da rede estadual de educação. “Com engajamento em modo contínuo, a rede estadual de educação trabalhou o tempo todo, com pique de chegar ao pódio e ganhamos a medalha de ouro: Goiás tem a melhor educação do Brasil.” Ele estava acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

Caiado afirmou ainda que nunca duvidou da capacidade dos profissionais da Rede Estadual e não poupou esforços para apoiar as ações necessárias para oferecer o melhor ensino público. “É uma luta salutar, uma disputa que contribui cada vez mais para que o beneficiário seja o cidadão, o nosso aluno”, disse o governador.

O Ideb 2023 foi elaborado com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado em outubro do ano passado. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (14), colocou Goiás em primeiro lugar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com a média de 5,5, ao lado do Ceará e do Paraná. No Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Goiás obteve a nota 6,3.

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou o trabalho contínuo e a qualidade dos profissionais de Educação no Estado: “Isso é fruto de um trabalho muito forte, de muito investimento por parte do Governo e, principalmente, de uma dedicação tremenda dos professores, da equipe administrativa, de gestão escolar, das regionais e dessa Secretaria de Educação que trabalha tanto para poder enxergar esses resultados.”

Programas

O Governo de Goiás desenvolve projetos para garantir a melhoria da aprendizagem dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Entre eles estão o Revisa Goiás, Goiás Bem no Enem (GoBem), Ser Goiás e GoiásTec.

O Bolsa Estudo assegura a frequência e boas notas dos adolescentes e jovens das escolas estaduais. O AlfaMais Goiás, em colaboração com os municípios, garante a alfabetização das crianças na idade certa e melhorias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Veja também