O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quinta-feira, 15 de agosto de 2024
Goiás

Caiado destaca resultados da Educação e acena para projeto de Daniel 

Governador e apoiadores apresentaram resultados do IDEB em coletiva de imprensa 

Postado em 15 de agosto de 2024 por Thiago Borges
Caiado em coletiva. Foto: Divulgação

Thiago Borges 

A chegada de Caiado no Palácio das Esmeraldas, orgulhoso, estampando a medalha de ouro que recebeu pelos resultados de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), marcou qual seria o tom do evento. De sorriso orelha a orelha, o governador cumprimentou os profissionais da imprensa e começou a série de elogios feitos, desde a Secretária de Educação até os pais dos alunos goianos.

A coletiva de imprensa ocorreu na tarde da última quarta-feira, 14, na sede do Governo de Goiás para divulgação dos resultados do IDEB e foi uma verdadeira comemoração do governador Ronaldo Caiado e de seus aliados. A chegada do chefe do Executivo estadual foi acompanhada da primeira-dama, Gracinha Caiado; do vice-governador, Daniel Vilela; e da Secretária de Educação do Estado, Fátima Gaviolli.

Assumindo o microfone, Caiado começou elogiando Fátima, dizendo que o trabalho feito para recuperar a educação foi feito “tijolo a tijolo”. Nas notas dos anos finais do ensino fundamental, Goiás apareceu em primeiro colocado, junto ao Ceará e Paraná, com nota 5,5. A média geral de todos os estados ficou em 5. A meta definida, há dois anos, pelo Ministério da Educação (MEC) era que a nota geral atingida fosse de 5,5. 

Na nota geral do IDEB, Goiás ficou na primeira posição isoladamente, com uma nota de 4,8. Seguido por Espírito Santo e Paraná, com 4,7. A nota geral dos estados brasileiros foi de 4,1. Visivelmente empolgado com os resultados mostrados diante dos presentes na coletiva, o governador afirmou que os avanços na educação “para a geração futura, será o melhor legado que Goiás vai entregar”.

Questionado pela imprensa presente na coletiva, sobre quais serão os desafios para manter a crescente, o chefe do Executivo goiano disse que a etapa mais difícil, de recuperar a autoestima dos alunos e dos professores, já foi superada. Em seguida, Caiado afirmou que a sequência do trabalho será obrigação de Daniel Vilela, em 2026. A fala é, claro, visando a provável candidatura de Vilela ao governo do Estado nas próximas eleições. 

Gaviolli disse que “sem a pandemia, Goiás já teria passado”, se tratando das metas federais estabelecidas para o Estado. A chefe da pasta ressaltou que a previsão estimada para recuperação da educação era de 5 a 10 anos, e que em 3, as metas foram batidas. Fátima ainda afirmou que o problema da evasão escolar foi resolvido através do Bolsa Estudo – programa do governo de Goiás, que beneficia todos os estudantes da rede pública estadual no Ensino Médio. 

“Isso é fruto de um trabalho muito forte, de muito investimento por parte do Governo e, principalmente, de uma dedicação tremenda dos professores, da equipe administrativa, de gestão escolar, das regionais e dessa Secretaria de Educação que trabalha tanto para poder enxergar esses resultados”, completou a secretária.

Nos bastidores, a leitura é que o evento serviu não apenas para apresentar os resultados alcançados pela educação goiana, mas também para que o governador pudesse acenar, de maneira firme, ao eleitorado, no sentido de mostrar que seu legado terá continuidade nas mãos de Daniel Vilela. (Especial para O Hoje).

Veja também