O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 16 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Divertida e Desafiadora

Stock Car: Pilotos aprovam circuito de rua de Belo Horizonte

Capital mineira recebe, pela primeira vez, a principal categoria do automobilismo brasileiro

Postado em 15 de agosto de 2024 por Vitória Bronzati
Belo Horizonte recebe a Stock Car pela primeira vez em um circuito de rua montado no entorno do Estádio do Mineirão
Traçado tem 3.113 metros, 12 curvas e é percorrido em sentido horário | Foto: Duda Bairros/Stock Car

Belo Horizonte entrou para a história do automobilismo nacional ao receber, nesta quinta-feira (15), a sétima etapa da Stock Car Pro Series. O BH Stock Festival, que se estende até domingo (18), marca a estreia da categoria em um circuito de rua na cidade, o Circuito Toninho da Matta, localizado na região da Pampulha, em homenagem à lenda mineira do automobilismo.

A inauguração oficial contou com a presença de autoridades locais e representantes da Stock Car, que celebraram o início de um novo capítulo para o esporte a motor no estado. A pista, com 3.113 metros e 12 curvas, foi construída em um trabalho conjunto entre a organização da corrida e a Prefeitura de Belo Horizonte, com foco na segurança de pilotos, público e equipe.

Montagem

Os trabalhos para a montagem de um circuito urbano, ainda mais em uma grande cidade como Belo Horizonte, são complexos e envolvem vários aspectos. O principal é garantir a segurança dos competidores, do público e de todos os envolvidos com o evento de alguma forma. O mobiliário utilizado para a instalação do traçado impressiona pelos números: são mais de 1,8 mil blocos de concreto, com peso de 3,5 toneladas cada.

Acima das muretas, foram instaladas zebras metálicas padrão FIA — como as usadas no Mundial de Fórmula E no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo —, 17 mil m2 de telas, 3.600 colunas de sustentação das telas e 48 mil metros de cabos de aço e acessórios de fixação. Na fase final do trabalho, serão instalados 6,5 mil pneus, em sua maioria de medida 205/50 15, que serão fixados como barreiras em frente às muretas de concreto, nos pontos mais críticos da pista. Toda a construção foi realizada sob o prisma da legislação vigente, e os promotores locais receberam todas as licenças para que o evento siga adiante.

Circuito

O Circuito Toninho da Matta percorre o entorno do Mineirão e segue pelas imediações. A reta principal do circuito é na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário e o hall de entrada do estádio. Os carros avançaram em direção à Avenida Antônio Abrahão Caram e continuarão em direção à Avenida Rei Pelé. Após o contorno no Mineirão, os pilotos da Stock Car subirão a Avenida Presidente Carlos Luz até próximo ao trevo do bairro Ouro Preto, onde o traçado prevê uma curva de 180 graus, batizado de Hairpin JK, para retornar e voltar na ‘contramão’ para a Avenida Coronel Oscar Paschoal.

As primeiras impressões

A quinta-feira proporcionou aos pilotos as primeiras impressões do traçado. O shakedown, dividido em dois grupos, tiveram meia hora cada grupo para conhecer a pista e fazer as primeiras avaliações. Quarto colocado na temporada, Felipe Baptista foi o mais rápido da sessão ao marcar 1min26s659 em sua volta mais rápida. É a primeira experiência do paulista de 21 anos em um circuito de rua.

“Achei muito legal, uma pista bem desafiadora. Dá até um pouco de receio de forçar o limite, mas é uma pista muito bacana. Você percebe a evolução a cada volta que você percorre por conta da aderência e de mais borracha no asfalto. É uma pista que tem muitas ondulações por ser um traçado urbano, o que é natural. Estou bem animado. Acredito que consegui compreendê-la bem agora nesse shakedown que tivemos, e agora vamos buscar evoluir o máximo possível para sair desse fim de semana novamente na liderança do campeonato”, declarou.

Maior vencedor da Stock Car em circuitos de rua, com três triunfos neste tipo de traçado, Cacá Bueno também avaliou a pista. O pentacampeão ressaltou os aspectos positivos e listou as dificuldades que os competidores podem enfrentar no fim de semana.

“O evento como um todo está maravilhoso. O carinho do público, a atenção de todo mundo, o tamanho do evento, tudo está muito legal. A pista tem uma boa largura, uma boa dinâmica, com uma boa visibilidade, também. No modo geral, gostei. Talvez não tenha gostado tanto das ondulações, de modo que temos de escolher o melhor caminho para saltar menos. Mas vamos ter uma melhor impressão mesmo amanhã”, finalizou.

Programação e transmissão

A sexta-feira ficará por conta aos treinos livres. Serão duas sessões, sendo uma pela manhã, a partir de 10h, e outra no período da tarde, com início às 15h10. O sábado traz na programação a sessão classificatória, que vai definir o grid de largada das duas provas do fim de semana em Belo Horizonte, com início às 10h35. E a primeira corrida da história da categoria na capital mineira, com duração de 30 minutos mais uma volta, vai acontecer a partir de 15h. Às 17h, os pilotos estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa na zona mista.

Domingo vai completar um fim de semana emocionante no BH Stock Festival com um cronograma especial para o fã, que terá mais uma chance de estar perto dos seus ídolos e até ganhar brindes, nos momentos de visitação às garagens e ao pit lane. Às 11h, os pilotos vão desfilar diante do público em Belo Horizonte, e a largada da prova principal da etapa na capital de Minas Gerais está marcada para começar às 13h. A zona mista, momento em que jornalistas terão a oportunidade de falar com os pilotos depois do pódio, está marcada para 14h45.

A previsão do tempo para o fim de semana em Belo Horizonte é de calor, céu azul e sem possibilidade de chuva. Segundo o site especializado ‘Weather Channel’, a temperatura ambiente de sexta-feira a domingo deve variar entre 15ºC e 30ºC.

O público poderá acompanhar a Stock Car Pro Series ao vivo através do canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network, MAVTV América do Norte e nos canais da Rádio Itatiaia e Itatiaia Esporte no YouTube.

Veja também