O que é broncopneumonia, causa da morte de Silvio Santos?
O apresentador faleceu em decorrência de broncopneumonia, que se desenvolveu após infecção por Influenza (H1N1)
O que é broncopneumonia, causa da morte de Silvio Santos? Silvio Santos, o renomado apresentador de televisão, faleceu na madrugada deste sábado (17/8), aos 93 anos, devido a broncopneumonia provocada pelo vírus Influenza (H1N1). O Hospital Albert Einstein confirmou a causa da morte por meio de um boletim médico.
A broncopneumonia inflama os pulmões, afetando principalmente os brônquios e alvéolos. Especialistas da Rede D’Or explicam que vírus, fungos ou bactérias podem causar a doença. No caso de Silvio Santos, a broncopneumonia surgiu como uma complicação após a infecção por H1N1. Santos recebeu o diagnóstico de H1N1 em 17 de julho e voltou ao hospital após uma breve alta médica devido ao agravamento de sua condição.
Leia mais: Silvio Santos trabalhou e emprestou dinheiro para a Globo
Os sintomas da broncopneumonia frequentemente incluem tosse seca ou com catarro, falta de ar, dificuldade para respirar, lábios e extremidades azuladas, febre alta, suor, calafrios, fraqueza e cansaço. Médicos diagnosticam a broncopneumonia analisando os sintomas e realizando exames como raio-X de tórax e broncoscopia.
Além disso, os médicos tratam a broncopneumonia com anti-inflamatórios ou antibióticos, se a infecção for bacteriana, além de medicamentos destinados ao alívio dos sintomas.
Silvio Santos foi internado em 17 de julho após contrair H1N1 e teve alta para se recuperar em casa. No entanto, o agravamento da broncopneumonia levou ao seu falecimento.