O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
História

Relembre: Silvio Santos quase disputou presidência em 1989

Silvio Santos quase concorreu à presidência em 1989 antes de ser impedido pelo TSE

Postado em 17 de agosto de 2024 por Otavio Augusto
Silvio Santos candidato à presidência. Foto: Divulgação
Silvio Santos quase disputou presidência em 1989. Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos, esteve próximo de disputar a presidência da República em 1989, durante a primeira eleição presidencial do Brasil após o período da ditadura militar. O apresentador e dono do SBT, filiado ao Partido da Frente Liberal desde 1988, decidiu concorrer ao cargo de presidente, embora sua candidatura fosse pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB).

O PMB havia inicialmente lançado Armando Correia como candidato. No entanto, Correia se dispôs a renunciar, permitindo a formação de uma chapa com Silvio Santos como candidato à presidência e o senador paraibano Marcondes Gadelha como vice.

A entrada de Silvio Santos na corrida eleitoral causou grande impacto, resultando em 18 pedidos de impugnação da chapa perante a Justiça Eleitoral. Pesquisas da época mostraram que a candidatura de Silvio Santos alcançou cerca de 30% de preferência entre os eleitores.

No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou a candidatura ilegal, devido ao não cumprimento dos prazos previstos em lei. Em 9 de novembro de 1989, o TSE decidiu, de forma unânime, pela impugnação da chapa Silvio Santos-Marcondes Gadelha.

A eleição ocorreu em 15 de novembro de 1989, e Fernando Collor de Mello foi eleito presidente da República.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também