CNU: ‘Enem dos concursos’ teve mais de 1 milhão de abstenções
Mais de dois milhões de pessoas foram inscritas no certame
A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço do comparecimento ao Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado no último domingo (18). Segundo ela, cerca de 1 milhão de pessoas fizeram a prova.
O número de inscrições no CNU foi de 2,14 milhões. Dessa forma, a abstenção ficou acima de 50%. A ministra afirmou que isso estava “dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”.
Ademais, Dweck disse que a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. A ministra afirmou, então, que “a média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.
Leia mais: XP eleva projeção para Selic ao final deste ano de 10,50% para 11,75%
“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.
Na próxima terça-feira (20), o gabarito preliminar do “Enem dos concursos” será divulgado. No dia 21 de novembro deste ano, o resultado final do CNU será divulgado.
Com informações da Agência Brasil