Conexão entre som, arquitetura e patrimônio histórico
Projeto ‘Goiânia: Sinfonia sobre Rodas’ celebra a história, a memória afetiva e a identidade da capital
Com o objetivo de buscar conscientizar os moradores sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, nesta segunda-feira (19), o projeto ‘Goiânia: Sinfonia sobre Rodas’ realiza uma intervenção urbana nos principais pontos de Art Decó da cidade, utilizando um carro de som para reproduzir sons característicos da capital, como ‘Olha a pamonhaaa’ e ‘Vilaaa’, a ação celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
Thais Oliveira, diretora artística do projeto, explica que a instalação sonora oferece uma nova perspectiva para perceber a cidade, principalmente a região central. “A arte é uma ferramenta para estimular a compreensão do mundo. No cotidiano, não estamos acostumados a contemplar os sons e as arquiteturas que nos cercam. Ao passar pelo carro de som, o público observará o artefato sonoro e, durante a parada do veículo, o monumento arquitetônico”.
O itinerário do carro de som incluirá paradas de 30 minutos no Teatro Goiânia e no Grande Hotel. “Vamos intercalar sons simbólicos e reconhecíveis pela memória afetiva dos goianienses com falas como ‘Não preste atenção’, justamente para provocar o contrário, ou seja, atrair a atenção de quem estiver presente”, explica Thais, professora de Som para Cinema na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O projeto ‘Goiânia: Sinfonia sobre Rodas’ é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo Municipal. A segunda edição está prevista para setembro. Ao unir som e arquitetura, o projeto celebra a história, a memória e a identidade de Goiânia. “Neste projeto, encaramos som e imagem como formas de arte, com Goiânia como promotora de narrativas e valorização do patrimônio cultural”, reflete Thiago Batista, produtor da iniciativa.
SERVIÇO
Projeto ‘Goiânia: Sinfonia sobre Rodas’
Quando: Segunda-Feira (19)
Onde: Centro de Goiânia
Entrada gratuita