E-Stock conhece campeões da primeira fase e define nomes para Super Final
Luiz Felipe Tavares levou o título na categoria Pro, enquanto Gelson Xavier foi o melhor colocado na classe Pro-Am
A temporada 2024 da E-Stock revelou os campeões da primeira fase do campeonato e definiu os dez pilotos que garantiram vaga para a Super Final, marcada para os dias 14 e 15 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No primeiro turno do certame, o campeão da categoria Pro foi Luiz Felipe Tavares, enquanto Gelson Xavier foi o melhor colocado na classe Pro-Am do campeonato virtual oficial da Stock Car Pro Series
A sexta e última etapa da primeira fase na categoria Pro teve um atrativo especial. A corrida, disputada e exibida no último domingo (18), logo depois da prova principal do BH Stock Festival da Stock Car, trouxe a competição para os olhares de milhares de fãs que lotaram o Circuito Toninho da Matta, tornando o evento um marco no automobilismo nacional.
Pole de um, vitória de outro
A abertura da etapa disputada em Interlagos começou com um fato inédito na temporada: Victor Tieri desbancou Luiz Felipe Tavares na luta pela pole position, tirando a invencibilidade de ‘LFT’ neste quesito. Na largada, Luiz Felipe optou pela cautela e permaneceu atrás de Tieri, comboiando seu adversário direto. A estratégia mais conservadora tinha sua lógica. Afinal, Tavares não podia se envolver em situações adversas, e o segundo lugar seria mais que o suficiente para lhe dar a conquista do primeiro turno.
Tavares aguardou o momento certo para dar o bote em Tieri. Sem o botão de ultrapassagem, o líder do campeonato foi pra cima logo após a Curva do Lago e concluiu sua manobra no Pinheirinho, contornando então todas as curvas por fora até ter espaço para o mergulho definitivo. Tieri ainda tentou dar o troco logo em seguida, mas não obteve êxito.
A partir desse ponto, ‘LFT’ aumentou sua vantagem na liderança, enquanto Tieri torcia para que seu rival tivesse problemas, o que não ocorreu. Tavares confirmou mais uma vitória na competição. Atrás dele, uma intensa disputa envolveu Pedro Picanço, Victor Miranda, Jackson Resende, Neto Nascimento e Ralph Benitez para definir os pilotos que avançariam para a Super Final.
No final, Tavares cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Tieri em segundo, Jackson Resende em terceiro, Emanuel Santos em quarto e Neto Nascimento completando o top 5. Com os resultados do último domingo, os classificados para a Super Final na categoria Pro são: ‘LFT’, Victor Tieri, Victor Miranda, Jackson Resende e Neto Nascimento. Os demais classificados serão definidos na segunda fase do campeonato, que começa em 5 de setembro no circuito espanhol de Navarra.
Gelson Xavier leva na Pro-Am
A última etapa da primeira fase para a classe Pro-Am foi disputada no último 15 de agosto (quinta-feira), também na pista virtual de Interlagos. Três pilotos aceleraram com chances de título: Bruno Campos, Gabriel Felipe e o líder na tabela de pontos, Gelson Xavier. Entre os três, Felipe foi quem começou melhor a jornada e faturou a pole position no traçado paulistano, com tempo 0s176 mais rápido que Bruno Campos, enquanto Xavier foi o terceiro, posição necessária para faturar o título do chamado primeiro turno. Felipe Mota e João Pessato completaram o top-5 do grid.
Logo na largada, Campos passou Gabriel Felipe e assumiu a ponta. Gelson escoltava a dupla, com cautela e administrando o resultado necessário. A batalha pela liderança foi intensa, com muita pressão por parte do piloto da Oak Racing Team, que fez a ultrapassagem depois do pit-stop obrigatório, quando restavam 17 minutos para a bandeirada.
Um pequeno contato durante a disputa fez Bruno sair para a área de escape na Descida do Lago. Demonstrando fair play, Gabriel Felipe esperou para que Campos não perdesse a posição, mas a direção de prova automática do iRacing aplicou uma advertência a Bruno, determinando que ele devolvesse o tempo ganho na pista. Assim, Gelson Xavier e Felipe Mota se juntaram à disputa pela vitória. Em determinado momento, a corrida teve um emocionante ‘three-wide’ com Felipe, Xavier e Mota lado a lado, enquanto Campos perdia desempenho.
No final emocionante, Gabriel Felipe venceu a prova, mas Gelson Xavier garantiu o segundo lugar e o título da primeira fase na Pro-Am. Felipe Mota foi o terceiro e também assegurou vaga para a Super Final, assim como Bruno Campos e André da Croce.