O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Futebol Europeu

Saiba como funcionará o novo formato da Champions League

Após a fase de liga, o torneio seguirá o formato tradicional de mata-mata até a final

Postado em 19 de agosto de 2024 por Matheus Santana
Após a fase de liga, o torneio seguirá o formato tradicional de mata-mata até a final | Foto: Divulgação / UEFA

A temporada 2024/25 da Champions League está prestes a começar, trazendo mudanças significativas que prometem tornar a competição ainda mais emocionante. A principal novidade é o novo formato, que substituirá o tradicional sistema de grupos.

O número de times aumentará de 32 para 36, e todos os clubes participarão de uma única fase de pontos corridos chamada “fase de liga”. Nessa fase, cada equipe jogará oito partidas, enfrentando adversários sorteados de quatro potes diferentes. Os oito primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final, enquanto as equipes entre o 9º e 24º lugar disputarão uma repescagem para decidir quais oito equipes se juntarão aos oito primeiros colocados nas oitavas de final. Quem ficar abaixo do 24º lugar será eliminado.

Além disso, a UEFA destinou quatro novas vagas: duas vão para as associações com melhor desempenho europeu, uma para o terceiro colocado da quinta melhor liga no ranking da UEFA, e outra para um campeão nacional, que passará por uma fase preliminar antes de entrar na fase de liga.

Após a fase de liga, o torneio seguirá o formato tradicional de mata-mata até a final. Uma mudança importante é que clubes do mesmo país poderão se enfrentar já nas primeiras fases do mata-mata. A competição começará em 29 de agosto de 2024, com o sorteio das partidas, realizado por um software para garantir mais equilíbrio na distribuição dos times.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também