Hugol enfrenta crise no Banco de Sangue e faz apelo por doações urgentes
Foi constatado uma redução significativa de 60% neste mês de agosto
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) está enfrentando uma grave crise em seu estoque de bolsas de sangue. Constataram uma redução significativa de 60% neste mês de agosto. A unidade, que tradicionalmente mantém uma média de 420 bolsas em seu estoque, atualmente dispõe de apenas 168 bolsas. Um quadro que se agrava diante do aumento na demanda por transfusões.
Adriano Arantes, Gerente Médico do Banco de Sangue do Hugol, descreve a situação como crítica. “Nos últimos meses, houve uma diminuição expressiva nas doações, principalmente em junho e julho, enquanto o número de transfusões realizadas no hospital aumentou em 20%. Para se ter uma ideia, só na última semana, foram realizadas 291 transfusões de sangue na unidade”, explicou Arantes.
Com os estoques em níveis alarmantes, o Hugol faz um apelo urgente à população para que compareça ao hospital e realize doações de sangue, independentemente do tipo sanguíneo. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h, sem necessidade de agendamento.
O hospital reforça que os critérios para doação de sangue estão disponíveis para consulta no local e que é essencial seguir as orientações para garantir a segurança de todos os envolvidos. A colaboração da população é vital neste momento para garantir que o Hugol continue a atender os pacientes que dependem de transfusões de sangue, salvando vidas diariamente.