Região Metropolitana de Goiânia recebe 60 novos ônibus para o transporte coletivo
Os novos modelos de ônibus elétricos e a combustão entram em operação na grande Goiânia a partir de setembro
Nesta terça-feira (20), Goiânia e sua Região Metropolitana receberam um reforço na frota de transporte coletivo com a entrega de 60 novos ônibus pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Durante a cerimônia de entrega, realizada na Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, o governador destacou os avanços proporcionados pelos novos ônibus. “São silenciosos e com climatização, fundamental para nosso clima tropical. Confortáveis e com segurança. Isso é construir um transporte coletivo digno e à altura da população”, afirmou Caiado, enquanto vistoriava um dos ônibus.
A nova frota inclui 10 ônibus elétricos e 50 movidos a combustão, todos equipados com ar-condicionado e tecnologia avançada.
“São reformas de 19 estações do Eixo Anhanguera e de terminais; troca de cerca de 7 mil pontos de ônibus; e renovação de frota, com quase 1,2 mil veículos”, elencou.
Tecnologia e conforto no ônibus para o usuário
Os dez ônibus elétricos, da Eletra, e os outros 50, da Volkswagen, atendem a padrões nacionais e internacionais. Eles visam uma operação de transporte e também de sustentabilidade, visando a melhoria da qualidade do ar e eficiência energética.
A velocidade máxima é de 60 quilômetros por hora. Os elétricos têm capacidade para transportar 94 passageiros, sendo 54 em pé e 40 sentados, enquanto os demais podem levar até 103 pessoas: 38 sentadas e 65 em pé.
Todos os ônibus são equipados para garantir mais segurança e conforto aos passageiros. Possuem climatização, assoalho revestido com plástico antiderrapante e bloqueador de portas, além de tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis e campainha via wireless.
Também são mais silenciosos e contam com sistema de monitoramento em tempo real, câmeras internas (CFTV) e sonorização com aviso de próxima parada.