Filme de cineasta goiano é premiado no Festival de Cinema de Gramado
Longa-metragem dirigido por Erico Rassi foi gravado na Chapada dos Veadeiros conquistou três prêmios, incluindo o de ‘Melhor Filme’
Considerado um dos eventos mais importantes do audiovisual brasileiro e latino-americano, a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, encerrou-se no último sábado (17). O longa goiano ‘Oeste Outra Vez’, do cineasta anapolino Erico Rassi destacou-se no festival ao conquistar três prêmios, incluindo o mais prestigiado da noite: o de ‘Melhor Filme’.
A produção ambientada na Chapada dos Veadeiros, venceu, além do prêmio de melhor filme, as categorias de ‘Melhor Fotografia’, com a direção de André Carvalheira, e ‘Melhor Ator Coadjuvante’, pela atuação de Rodger Rogério.
‘Oeste Outra Vez’ teve sua estreia internacional no Cinequest Film Festival, em San Jose, nos Estados Unidos. O elenco conta com a participação de Ângelo Antônio e Babu Santana, e a produção ficou a cargo das produtoras goianas Cris Miotto e Lidiana Reis. O lançamento nos cinemas está previsto para o primeiro semestre de 2025.
Cenário em Goiás
A locação escolhida para ‘Oeste Outra Vez’ foi a Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal. Segundo Erico, algumas cenas foram escritas em função de paisagens específicas do sertão chapadense. A produtora Cris Miotto, da Vietnam Filmes ressalta o impacto econômico e cultural na região.
“A sinergia, acolhimento e colaboração mútua foram essenciais para conseguirmos filmar. Diversas pessoas da cidade foram contratadas. Com isso, a equipe local teve a oportunidade de conhecer o processo de produção cinematográfica, principalmente nas possibilidades de campo profissional e gerador de renda”, conta.
A produção acontece no sertão de Goiás, dois homens apaixonam-se pela mesma mulher. Incapazes de lidar com suas fragilidades, são abandonados por ela e voltam-se violentamente um contra o outro. Enquanto se enfrentam em um sertão precário e sem lei, outros personagens masculinos surgem, todos compartilhando algum tipo de frustração amorosa em seu passado. Em meio a tiroteios e emboscadas, uma crescente sensação de abandono toma conta de todos eles.
‘Oeste Outra Vez’ é produzido pelas produtoras goianas Cris Miotto e Lidiana Reis. O filme recebeu incentivos do Fundo Setorial do Audiovisual e PROAC/SP e apoio da Lei Paulo Gustavo, de Goiás, para a sua distribuição. O lançamento nos cinemas está previsto para o primeiro semestre de 2025.