Brasil exige visto de outros países
O Ministério das Relações Exteriores explica que a exigência de vistos se baseia no princípio da reciprocidade, um conceito comum na diplomacia
A partir da próxima segunda-feira (26), o Ministério da Justiça estabelecerá novas restrições para a entrada de imigrantes no Brasil que não possuam visto de entrada. O ministério toma essa medida após denúncias de que organizações criminosas estão usando o país como rota para o tráfico de pessoas.
O Ministério das Relações Exteriores explica que a exigência de vistos se baseia no princípio da reciprocidade, um conceito comum na diplomacia. Assim, se um país exige visto para brasileiros, o Brasil exigirá visto para os cidadãos desse país.
Com a nova regulamentação, pessoas sem visto não poderão desembarcar no Brasil para solicitar refúgio, especialmente se estiverem apenas fazendo uma escala para outro destino. Elas precisarão retornar ao país de origem ou seguir diretamente para o destino final indicado no bilhete. A análise mostra que muitos migrantes compram passagens para países que não exigem visto. Ao chegar ao Brasil, tentam solicitar refúgio, mesmo que o destino final ofereça segurança.
Confira a lista de países que precisam de visto para uma visitar o Brasil
Afeganistão; Arábia Saudita; Argélia; Angola; Butão; Camboja; Cazaquistão; Chade; China; Comores; Congo, República do; Congo, República Democrática do; Coreia do Norte; Costa do Marfim; Cuba; Djibouti; Egito; Eritréia; Gabão; Gâmbia; Gana; Guiné; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; Haiti; Iêmen; Índia; Indonésia; Iraque; Irã; Jordânia; Laos; Lesoto; Libéria; Líbia; Madagascar; Malawi; Maldivas; Mali; Marrocos; Mauritânia; Moçambique; Nepal; Níger; Nigéria; Omã; Paquistão; Quênia; Quirguistão; República Árabe Saaraui Democrática; Ruanda; Senegal; Serra Leoa; Somália; Sri Lanka; Sudão; Sudão do Sul; Taiwan; Tanzânia; Togo; Uganda; Uzbequistão; Vanuatu; Vietnã; Zâmbia; Zimbábue.