O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Vai esfriar

Onda de calor em Goiás deve dar lugar a frente fria no domingo

Meteorologistas preveem tempo mais fresco em Goiás a partir de domingo

Postado em 23 de agosto de 2024 por Tathyane Melo
Meteorologistas preveem tempo mais fresco em Goiás a partir de domingo | Foto: Reprodução

Goiás se prepara para uma mudança climática neste fim de semana. Enquanto a onda de calor que tem assolado o estado continuará a impactar a população neste sábado (24), uma frente fria de origem polar está prevista para chegar no domingo (25). 

De acordo com o boletim meteorológico divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), embora as temperaturas máximas permaneçam elevadas no sábado, as mínimas começarão a despencar, sinalizando o início da transição climática.

A capital, Goiânia, por exemplo, deverá enfrentar temperaturas máximas de até 35°C no sábado. A umidade relativa do ar deverá ter níveis alarmantes, podendo chegar a apenas 12%. Isso coloca a cidade em estado de alerta para os efeitos adversos da baixa umidade, como complicações respiratórias e desidratação.

No entanto, o alívio está previsto para domingo, quando a frente fria trará um resfriamento considerável, com a temperatura máxima caindo para 30°C e a mínima despencando para 13°C. A umidade relativa do ar também sofrerá alterações, variando entre 16% e 75% ao longo do dia, oferecendo um pouco mais de conforto para a população.

No interior do estado, as variações também serão percebidas. Porangatu, uma das cidades mais afetadas pela onda de calor, poderá registrar picos de 38°C no sábado, antes de sentir o impacto da frente fria. Já em Chapadão do Céu, localizada no sudoeste do estado, a mínima poderá cair drasticamente para 11°C no domingo, um contraste acentuado em relação aos dias anteriores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também