O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Entenda

Anvisa autoriza importação de medicamentos e vacinas contra Mpox

A Anvisa autorizou a importação de medicamentos e vacinas para prevenção ou tratamento da Mpox, mas se estes seguirem algumas regras

Postado em 24 de agosto de 2024 por Andresa Cardoso
Número supera total notificado ao longo de todo o ano passado | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia/Jucimar Sousa
Número supera total notificado ao longo de todo o ano passado | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia/Jucimar Sousa

Na última quinta-feira (22/8), a Anvisa autorizou a importação de medicamentos e vacinas para prevenção ou tratamento da Mpox, mesmo sem registro. O Ministério da Saúde poderá usar os produtos importados, mas se estes seguirem algumas regras.

Entre as regras, será necessária a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Agência Reguladora do Canadá (Health Canada) ou a própria OMS. As agências reguladoras devem verificar o local onde os produtos são fabricados, além de aprovar o medicamento em si.

Leia também: Vacina nacional contra a mpox está próxima de testes em humanos

O Ministério deve solicitar o registro do produto à Anvisa em até sete dias após verificar que o produto tem essas referências. Após a aprovação da compra, o Ministério da Saúde divulgará os produtos ao público alvo e aos grupos vulneráveis. Além disso, os efeitos adversos potenciais sobre medicamentos ou vacinas devem ser esclarecidos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.