segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Espetáculo

Goiano realiza turnê nacional com espetáculo ‘Metamorfose’

Artista Gustavo Silvestre, premiado na Europa se apresenta em três capitais

Letícia Leitepor em
Goiano realiza turnê nacional com espetáculo ‘Metamorfose’
O espetáculo explora a opressão das estruturas, arquétipos e símbolos de poder, e os confrontos com sonhos, desejos e medos | Foto: Andre Miranda

Sob a luz de uma novela literária publicada em 1915, na Alemanha, a transposição para o palco, de uma história de angústia e tormento, acaba se refletindo nas experiências cotidianas que o ser humano ainda vivencia no século XXI. E é na combinação entre teatro, dança e projeções audiovisuais que Gustavo Silvestre apresenta a turnê nacional do espetáculo ‘Metamorfose’, em parceria com o diretor teatral João Bosco Amaral, com início no dia 30 de agosto, no Teatro Goiânia, com duas sessões às 16h e 20h.

A tour continua em Brasília no dia 31 de agosto e 1º de setembro, no Espaço Cultural Renato Russo. Ao todo serão três capitais (Goiânia, Palmas e Belo Horizonte), o Distrito Federal e a cidade de Anápolis as cidades a abrirem seus palcos para esse intrigante espetáculo, inspirado na obra de Franz Kafka. Em todos os teatros os ingressos são gratuitos e a classificação indicativa da obra é de 12 anos. A retirada dos ingressos pode ser feita no perfil (@gusta_silvestre). 

A circulação acontece por meio do Edital de Fomento à Dança do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, e também inclui ações pedagógicas, como oficinas e bate-papo com as plateias. 

A apresentação deseja provocar no público o reconhecimento das imobilidades físicas e mentais a que todos somos submetidos, em um cotidiano cada vez mais implacável e desumano. 

No espetáculo cênico, a narrativa aborda a experiência de um ser que, ao acordar, não reconhece mais seu próprio corpo, perdendo mobilidade e comunicação, e precisando se reorganizar e se adaptar. O espetáculo explora a opressão das estruturas, arquétipos e símbolos de poder, e os confrontos com sonhos, desejos e medos.

Parcerias e prêmios 

Apesar de ser um espetáculo solo, a obra foi criada com a parceria do diretor João Bosco Amaral, artista multidisciplinar, formador e comunicador, criador da Cia Oops! de Teatro, Mestre em Comunicação, Arte e Cultura e Doutorando em Estudos Culturais pela UMINHO (Portugal). João atualmente reside em terras lusitanas.

O solo de dança de Gustavo Silvestre, que recebeu o prêmio de júri popular no Festival Imaginarius em Portugal e foi o único brasileiro convidado para o Buffer Fringe Festival no Chipre, também realizou uma circulação nacional em 2023, e em 2024 já passou por cidades como Belém, Porangatu e Cidade de Goiás.

O Artista

Gustavo Silvestre é um artista multilinguagem nas áreas de teatro, dança e audiovisual. Graduado em Artes Cênicas e Cinema, atuou como intérprete por 18 anos em companhias nacionais como Cia Mário Nascimento, Cia de Dança Palácio das Artes e Quasar Cia de Dança. Em sua carreira solo, participou de importantes festivais internacionais, como o Buffer Fringe Festival no Chipre, e recebeu o prêmio especial do júri popular no Festival Imaginarius em Portugal por ‘Metamorfose’. Em 2024, estreou seu novo trabalho ‘Cosmos Colapso’.

SERVIÇO 

Turnê nacional do Espetáculo ‘Metamorfose’ 

Quando: 30 de agosto

Onde: R. 23, Nº 252, St. Central – Goiânia

Horário: 16h e 20h

Entrada gratuita

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Cultura Espetáculo Goiás

Veja também

Falta de doadores limita transplantes em crianças; recusa familiar chegou a 45% dos casos em 2025

SAÚDE

Falta de doadores limita transplantes em crianças; recusa familiar chegou a 45% dos casos em 2025

Apenas 2% das notificações de doadores falecidos correspondem a crianças; tamanho do órgão é f...
Quase 60% dos hipertensos abandonam o tratamento quando a pressão melhora; cardiologista explica o erro

Setembro Vermelho

Quase 60% dos hipertensos abandonam o tratamento quando a pressão melhora; cardiologista explica o erro

Pressão controlada pelo medicamento não significa cura, mas que o tratamento está funcionando; do...
Césio-137: intervenção em Goiânia resgata gesto decisivo de Maria Gabriela

“Áspera espera”

Césio-137: intervenção em Goiânia resgata gesto decisivo de Maria Gabriela

“Áspera espera” percorre pontos ligados ao Césio-137 e recoloca a personagem no centro da mem�...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo de 28 de setembro: veja a previsão para cada signo

Segunda-feira favorece mudanças, novas ideias e revisão de escolhas, mas pede atenção para impul...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo de hoje, 27 de setembro: Lua cheia em Áries movimenta os signos

Domingo coloca escolhas, limites e relações em evidência, mas o céu também abre espaço para co...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (26/09): veja as previsões para o seu signo

Dia favorece conversas sinceras, reorganização da rotina e decisões tomadas sem pressa
Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium
Festival Viva Goiânia

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia terá 229 atrações em outubro

Comemorações pelos 93 anos da Capital serão realizadas em 11 regiões, com shows, esporte, cultur...