Prazo para cadastramento do PAA no leite é prorrogado
Goiás prorroga cadastramento de cooperativas de agricultores familiares e organizações associativas no Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Leite
O Governo de Goiás prorrogou o prazo para o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares e organizações associativas no Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Leite. A comissão especial do PAA Goiás anunciou uma extensão do prazo para que as organizações entreguem a documentação exigida. Isso permite que novas organizações se cadastrem no programa e dá a elas mais tempo.
A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO) apoia o PAA Leite, uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos que integra as ações do Goiás Social. Por meio da compra direta de produtos de agricultores familiares, a iniciativa aumenta a produção e o consumo de leite. O leite é distribuído gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de entidades assistenciais registradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) após sua compra.
Pedro Leonardo, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reforçou que o Programa de Aquisição de Alimentos, é uma iniciativa essencial para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Goiás, ao mesmo tempo em que promove a segurança alimentar. “A extensão de prazo reforça nosso compromisso em apoiar os produtores de leite do Estado, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar do programa”, destaca.
O cronograma atualizado indica que a análise e seleção das propostas ocorrerá de 23 de setembro a 7 de outubro de 2024, e o resultado preliminar será divulgado em 8 de outubro. Até o final do mês, os contratos serão formalizados e a entrega de alimentos começará a partir de 1° de novembro. A data de encerramento é 31 de dezembro de 2024, mas a equipe gestora do programa pode prorrogar.
A Plataforma do PAA deve ser utilizada de forma exclusiva pelas organizações que se interessam em cadastrar. O cadastramento na plataforma está disponível nos Sites da Seapa e Emater. Os requisitos para poder participar estão detalhados no edital. Um dos requisitos necessários é que os beneficiários fornecedores devem estar inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).