Cimehgo aponta alerta para alto risco de queimadas em Goiás neste domingo
Cuidado redobrado para evitar danos ambientais
O Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apontou que o estado de Goiás está correndo alto risco de incêndios e queimadas, neste domingo (25). Dessa forma, o cuidado deve ser redobrado para os moradores de todo o estado.
“Vale lembrar que, neste período, a maioria das queimadas são provocadas, e que necessitamos de consciência ambiental a fim de não propagar as queimadas, que é uma prática danosa para a cidade e para o campo”, aponta o boletim do Cimehgo.
Além disso, a baixa umidade relativa do ar pode ser um fator que dificulte ainda mais a respiração do goiano quando se une ao risco elevado de queimadas no estado.
Dessa forma, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Goiás marcou 2424 queimadas até o mês de agosto em 2024. Dessa forma, somente neste mês foram registradas 859 queimadas, sendo 203 focos de queimada entre o dia sexta-feira (23) e domingo (25)
O cheiro foi capaz de incomodar moradores de Goiânia, como é o caso da aposentada Nilva Correia, de 62 anos, que relatou dificuldade para respirar e mostrou preocupação com a respiração das crianças devida a grande quantidade de fumaça registrada na capital goiana.
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
Leia também: Wandinha terá mais elementos de terror na 2ª temporada, diz Jenna Ortega