Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto
Bolsa Atleta é destaque nas falas de Lula e esportistas
Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 36 atletas olímpicos no Palácio do Planalto, em Brasília, para celebrar as conquistas brasileiras nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entre os presentes, destacaram-se os medalhistas de ouro Beatriz Souza e Willian Lima, além de outros campeões como Augusto Akio, Caio Bonfim e Macris. A cerimônia também contou com a presença do Ministro do Esporte, André Fufuca, e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira.
Durante o encontro, Beatriz Souza, que conquistou o ouro no Judô, expressou sua gratidão pelo apoio recebido dos brasileiros e destacou a importância do programa Bolsa Atleta em sua trajetória. “Foi uma honra trazer essa medalha de ouro para o Brasil. A torcida brasileira é única, e o Bolsa Atleta transformou a minha vida,” disse a judoca emocionada.
Lula, em seu discurso, lembrou do sonho de transformar o Brasil em uma potência olímpica. E ressaltou a necessidade de políticas de investimento para alcançar esse objetivo. Ele também elogiou o desempenho dos atletas e reforçou seu orgulho pelas conquistas do país. “Estou orgulhoso de vocês,” declarou o presidente, que desde os Jogos de 2016 tem enfatizado a importância de programas como o Bolsa Atleta, que beneficiou 80% dos competidores do Time Brasil em Paris.
Lula já havia condecorado os medalhistas, Bia Souza, Guilherme Schimidt e Natália Araújo, durante a cerimônia do Dia do Soldado, pelo Exército Brasileiro.
O Brasil encerrou sua participação em Paris com 20 medalhas, sendo 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. Esta edição foi histórica, com as mulheres conquistando mais medalhas do que os homens pela primeira vez.