Gabriel Araújo, de 22 anos, é um dos porta-bandeiras. Ele conquistou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, nas modalidades de natação. Gabriel subiu ao lugar mais alto do pódio nos 50 metros e nos 200 metros livre, além de ter obtido a prata nos 100 metros costas.
O nadador também competiu nos 100 metros costas em dois Mundiais: em Portugal, em 2022, e na Inglaterra, em 2023, onde garantiu o primeiro lugar em ambas as ocasiões. Aliás, Gabrielzinho, como é conhecido, nasceu com focomelia, uma condição rara que causa encurtamento dos membros, e disputa na classe S2 da natação.
Com um currículo impressionante, ele chega a Paris com a expectativa de conquistar a medalha de ouro. Além disso, Gabriel competirá também nos 50 metros costas, 150 medley, 200 metros livre e 50 metros livre.
Beth Gomes, recordista mundial no lançamento de disco, será a outra porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos de 2024.
A brasileira, de 59 anos, competirá na classe F53, destinada a atletas que competem sentados. Em Tóquio, Beth conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco da classe F52. Durante o ciclo paralímpico, ela também venceu a prova de lançamento de disco no Mundial de Atletismo de Kobe, no Japão, em maio deste ano, já na sua classe atual.
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens.
Basta clicar aqui e escolher.