O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Novela por IA

Fake novela “Pé de Chinesa” com Jade Picon e Davi Brito viraliza e deixa web confusa

Internautas entraram na brincadeira e criaram uma identidade visual para a novela, usando inteligência artificial para vestir Jade Picon e Davi Brito com trajes estereotipados da China

Postado em 28 de agosto de 2024 por Herbert Alencar
Foto Reprodução X

A farsa de uma novela tomou conta das redes sociais e se tornou um dos temas mais comentados no X desde terça-feira (27). Anunciaram “Pé de Chinesa” como um novo folhetim da Globo, com Jade Picon e Davi Brito nos papéis principais. A notícia falsa ganhou tanta força que alguns internautas passaram a acreditar que a emissora exibiria a trama, que na verdade nunca existiu.

Um internauta anônimo criou a história de que Gloria Perez escreveria a próxima novela das nove, intitulada “Pé de Chinesa”. A publicação viralizada no X trouxe até mesmo uma sinopse detalhada do folhetim.

Na falsa sinopse, “Jade Picon interpretaria a protagonista Xu Lee, filha de um chinês com Barbara Lee, papel de Giovanna Antonelli. Xu seria criada na China por sua avó, vivida por Fernanda Montenegro, que possui uma academia de Kung Fu.”

A trama fictícia continua: “Tudo muda quando o capanga Keen Xong, interpretado por Davi Brito, incendeia o Dojo da família Lee, mata a matriarca e deixa Xu sozinha. Ela então viaja para São Paulo em busca de sua mãe e do assassino de sua avó.”

Pé de Chinesa

Internautas entraram na brincadeira e criaram uma identidade visual para a novela, usando inteligência artificial para vestir Jade Picon e Davi Brito com trajes estereotipados da China. Eles também produziram uma abertura e um encerramento, com trilha sonora original.

Além disso, muitos compararam essa trama com “Negócio da China” (2008), que não contou com atores descendentes de asiáticos no protagonismo e usou um gesto considerado xenofóbico, puxar os olhos com as mãos, em suas fotos promocionais.

Na vinheta da novela inventada, escolheram a trilha sonora “Lig-Lig-Lig-Lé”, de Adriana Calcanhotto, na versão de Ney Matogrosso, tema do folhetim de Miguel Falabella.

Diante da grande repercussão da fake news, Gloria Perez se manifestou. “Que besteirol! Meus haters já foram mais criativos,” declarou em entrevista à revista Caras.

Veja também