Saiba como vai funcionar o sistema BRT em Goiânia
O sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Goiânia começará a operar no dia 31 de agosto de 2024
Quem percorre terminais como Veiga Jardim e Cruzeiro, em Aparecida e Isidória e Paulo Garcia, em Goiânia, podem receber informações de folhetins explicativos sobre o sistema BRT.
Antes de mais nada, trata-se da estratégia de comunicação da Rede Metropolitana do Transporte Coletivo, a RMTC, a informar aos cidadãos.
Do mesmo modo, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Goiânia começará a operar no dia 31 de agosto de 2024. Esse sistema de transporte público, chamado “BRT Norte-Sul”, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, oferecendo um serviço mais rápido e eficiente em relação ao transporte coletivo tradicional.
Como Vai Funcionar o BRT de Goiânia
- Rotas e Corredores: O BRT Norte-Sul terá um corredor exclusivo, ligando as regiões norte e sul de Goiânia. O trajeto completo abrange cerca de 22 quilômetros, começando no Terminal Veiga Jardim o Terminal Paulo Garcia.
- Estações: As estações do BRT serão modernas, acessíveis e contarão com plataformas elevadas. Sendo assim, permitirá o embarque e desembarque em nível, sem necessidade de escadas. Isso visa a redução do tempo de parada dos ônibus e maior segurança para os passageiros.
- Frota e Capacidade: Os veículos articulados, com maior capacidade de passageiros (até 160 pessoas por ônibus) e contarão com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, e câmeras de segurança. A previsão é que os ônibus circulem em intervalos menores, aumentando a frequência do transporte.
- Integração com Outros Modais: O sistema BRT integrado com outras modalidades de transporte público da cidade, como ônibus convencionais e o Eixo Anhanguera. Ao mesmo tempo, permitindo aos passageiros fazerem a troca de modal sem custo adicional, através do uso do Cartão Fácil.
- Tarifação e Pagamento: O pagamento preferencialmente por meio de cartões eletrônicos, como o Cartão Fácil. Ao mesmo tempo, também haverá a opção de pagamento com QR Code.
- Benefícios Esperados: A implantação do BRT visa reduzir o tempo de viagem, melhorar a pontualidade dos ônibus, diminuir a superlotação e incentivar o uso do transporte coletivo, além de contribuir para a redução do trânsito e da poluição na cidade.
Sistema BRT: modernidade e acessibilidade
Por fim, a RMTC publicou manual em seu site, como você pode ler neste link aqui, explicando como tudo vai funcionar.