Coronel é condenado a quatro meses por incitar golpe em 8/1
O coronel Matias deverá se apresentar à Justiça Militar a cada dois meses
A Justiça Militar condenou na terça-feira (27), o coronel da reserva José Plácido Matias dos Santos a quatro meses de detenção, em regime aberto. O motivo é pela incitação a insubordinação do Exército do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, o coronel acabou beneficiado pela “suspensão condicional da pena”. Já que a pena é inferior a dois anos e ele não é reincidente em crime doloso.
A investigação se iniciou após uma publicação de José Placido no antigo Twitter, na data dos atos antidemocráticos (08/01). “O Brasil e o Exército esperam que o senhor cumpra seu dever de não submeter às ordens do maior ladrão da humanidade”, escreveu, se dirigindo ao comandante do Exército, general Júlio César de Arruda.
Além disso, ele chegou a escrever que Brasília estava “agitada com a ação dos patriotas” e que era uma “excelente oportunidade para as Forças Armadas entrarem no jogo, desta vez do lado certo”. Também fez ameaças a Flávio Dino, na época ministro da Justiça e Segurança Pública, dizendo “Está se sentindo empodeirada (sic). Tua purpurina vai acabar”. O coronel Matias deverá se apresentar à Justiça Militar a cada dois meses.