O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Eleições 2024

Educação e cultura ocupam plano de governo dos prefeitáveis aparecidenses

Ampliação de vagas de CMEIs e valorização da cultura local são temas comuns aos candidatos

Postado em 29 de agosto de 2024 por Francisco Costa
Ampliação de vagas de CMEIs e valorização da cultura local são temas comuns aos candidatos | Foto: Reprodução

Em nova rodada do plano de governo dos candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia, o Hoje apresenta as propostas de educação e cultura. O município, neste pleito, tem três postulantes ao Executivo: o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), o deputado federal Professor Alcides (PL) e o vereador Willian Panda (PSB).

É preciso dizer, os planos constam no site Divulgação de Candidaturas e Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estes são apenas recortes dos eixos propostos por cada candidato, uma vez que os documentos são extensos. Interessados podem conferir na íntegra na Justiça Eleitoral.

Educação

Na educação, Leandro Vilela diz que pretende atingir 100% de vagas para as crianças de 4 e 5 anos, conforme o Plano Municipal de Educação, por meio da ampliação de vagas nos CMEIs. Ele também traça a meta de alfabetização de todas as crianças até os 7 anos.

Ele ainda propõe a oferta de atividades de contraturno para os estudantes, bem como aulas de Robótica, cursos para desenvolvimento de aplicativos e outras soluções digitais. O emedebista diz que vai buscar a redução da evasão escolar e trabalhar para aumentar a segurança nas unidades de ensino. Para os professores, política de formação continuada para valorização.

Já o candidato Professor Alcides quer ampliar as unidades de escolas de tempo integral e também o horário dos CMEIs – que também terão aumento nas vagas -, oferecendo três refeições diárias. Ele prevê auxílios para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e premiação para aqueles com melhores desempenhos educacionais e esportivos. 

Em relação aos docentes, Alcides fala em valorizar e capacitar os profissionais, por meio da meritocracia nos cargos públicos e comissionados, e contratação para atender as demandas. Ele também diz que irá garantir infraestrutura adequada para a necessidade de diferentes perfis de estudantes, além de trabalhar pelo remodelamento do trânsito nas proximidades das escolas por mais segurança.

Willian Panda, por sua vez, já abre o plano com a proposta de garantia de reconhecimento dos professores e de seus direitos, sobretudo por seu tempo de serviço. Ele propõe cronogramas de pagamentos de gratificações e a realização de concurso público para renovação e inclusão de “novos talentos”.

Ele fala, ainda, na convocação de todos os concursados aprovados e na participação dos diretores nas decisões orçamentárias e diretrizes da educação. O pessebista também quer ampliar as vagas nos CMEIs, mas garantir todos os materiais pedagógicos necessários a estas unidades de educação. Outra proposta é o programa Escola Aberta nos fins de semana, com um espaço seguro para atividades recreativas, culturais e esportivas.

Cultura

No eixo cultura, Leandro prega o respeito à diversidade cultural e a valorização dos mestres da música, dança, artesanato e artistas populares. Ele propõe a criação de um programa de formação cultural para as escolas municipais que oferecerão diversas modalidades artísticas e incentivos para empresas que apoiem a cultura local.

Ele ainda fala em formalizar e estruturar o apoio financeiro a projetos culturais por parte de empresas locais via destinação de impostos, contemplando música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, folclore e artesanato, por meio de editais públicos.

Alcides propõe em seu plano o programa itinerante Sextou Cultural, que vai ocorrer em diferentes espaços públicos de Aparecida de Goiânia, visando oportunizar a apresentação de artistas locais e a movimentação do comércio da região. Ele também quer incentivar a criação de clubes de leituras infantis dentro das escolas, com contação de histórias nas unidades de ensino municipais.

Ele também pretende ofertar incentivos, bolsas, editais e programas de financiamento para artistas e produtores culturais locais, a fim de fomentar a produção artística, a formação de novos talentos e a circulação de bens culturais e criar um Centro Comercial, Cultural e Gastronômico de Tradições Nordestinas.

Por fim, Willian Panda defende a criação de um Fundo Municipal de Cultura com recurso próprio para o segmento e lei de incentivo à cultura que funcione conforme suas diretrizes e, ainda, espaços em diversos bairros (Casas de cultura, escolas de música) onde crianças, jovens, adultos e idosos, possam vivenciar saberes populares, eruditos e cotidianos das tendências culturais.

O vereador fala em ampliar as atividades já existentes na música, teatro, cultura popular e criar um museu histórico, mercado central e espaço gastronômico onde hoje é o prédio desativado das Casas Bahia na Praça Central de Aparecida, onde os fazedores de cultura possam expor e comercializar suas obras, tornando local de acesso a visitantes e turistas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também