Pesquisadores da UFG descobrem nova espécie de dinossauro
Equipe da UFG, UFRJ e UERJ identifica o Tiamat valdecii
Pesquisadores da UFG descobrem nova espécie de dinossauro. Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) identificaram uma nova espécie de titanossauro no Nordeste do Brasil. Eles batizaram o dinossauro de Tiamat valdecii e o descobriram na Bacia Potiguar, na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte.
A revista Zoological Journal of the Linnean Society publicou a descoberta, que marca o primeiro registro de um dinossauro na Bacia Potiguar. Os pesquisadores nomearam a espécie em referência à deusa suméria Tiamat, associada a figuras de dragões.
Eles encontraram vértebras completas da cauda do dinossauro, além de outros fósseis parciais, após uma expedição de 20 dias na Caatinga. O Tiamat valdecii se destaca por uma proeminência extra nas vértebras que o diferencia de outras espécies de titanossauros, além de outras particularidades na estrutura óssea.
Os pesquisadores levaram os fósseis para a Coleção de Répteis Fósseis do Departamento de Geologia da UFRJ, onde realizam análises mais detalhadas.