O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
X

Jornais fora do Brasil apoiam decisão de Moraes sobre X

Jornais defendem que Moraes é um forte braço contra autoritarismo do bilionário Elon Musk

Postado em 1 de setembro de 2024 por Yago Sales

Jornais internacionais, como o maior do mundo, The New York Times, defenderam o ministro Alexandre de Moraes após decisão sobre o X, antigo Twiter.

Moraes é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O membro da Corte suspendeu o funcionamento do X no país.

Ao mesmo tempo, o The New York Times destacou os desafios enfrentados por Elon Musk, dono da plataforma. “Ele encontrou um desafio formidável no juiz Moraes”, afirmou determinada citação da reportagem.

Enquanto isso, The Washington Post seguiu dizendo que Elon que Musk pôs em dificuldade o trabalho do site no território brasileiro.

Tudo, disse ao mesmo tempo o jornal, para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Musk está arriscando um dos maiores mercados do X para defender Jair Bolsonaro e seus apoiadores, que começaram a divulgar falsas narrativas de fraude eleitoral antes da candidatura do presidente de direita à reeleição em 2022”, disse o jornal.

Na mesma direção, o jornal francês Le Monde destacou que o ministro Alexandre de Moraes é o número 1 na contraposição à extrema-direita no Brasil.

Leia mais: Elon Musk coleciona atritos com autoridades de países no mundo

“Por mais brutal que seja, a decisão não é nenhuma surpresa. Ela vem sendo preparada há meses, se não anos. De Moraes, a bête noire da extrema direita, é responsável pelas principais investigações que têm como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2023), bem como seus associados próximos e seus apoiadores”.

Jornais ressaltam investigações

O francês disse, ainda, por fim: “Várias dessas investigações dizem respeito à disseminação de informações falsas ou à existência de “milícias digitais” que supostamente usam várias plataformas de mídia social para espalhar suas mensagens no Brasil”.

Do Reino Unido, o britânico The Guardian destacou que Musk não teve mais o controle depois que o ministro se tornou o único capaz de detê-lo. “Elon Musk está fora de controle. Veja como controlá-lo”, diz uma das reportagens.