Bairros de Goiânia amanhecem novamente cobertos por fumaça
A fumaça que atualmente encobre parte de Goiânia se deve a novos focos de incêndio na Região Metropolitana, ocorridos durante o fim de semana
Diversos bairros de Goiânia amanheceram cobertos por uma densa camada de fumaça nesta segunda-feira (2), gerando preocupação entre os moradores. Na Avenida Jamel Cecílio, em especial, a situação foi alarmante, com motoristas sendo surpreendidos pela intensa névoa e pelo forte odor de queimado que pairava no ar.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Goiás, um incêndio atingiu a vegetação nas proximidades da BR-153 e do Jardim Botânico. O fogo, que já dura cinco dias na área do Jardim Botânico. Porém, de ainda haver pequenos focos de reignição que continuam a gerar fumaça na região.
Dados do Corpo de Bombeiros de Goiás revelam um aumento de 35,84% no número de incêndios em agosto de 2024. O comparativo foi com o mesmo período do ano anterior. Até agora, registraram 7.862 incêndios em 2024, dos quais 2.489 ocorreram apenas em agosto.
André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, esclareceu que a fumaça que atualmente encobre parte de Goiânia se deve a novos focos de incêndio na Região Metropolitana, ocorridos durante o fim de semana. “Os focos de queimada nas áreas próximas são transportados para a capital pela circulação dos ventos”, explicou o meteorologista.