Fumaça encobre Goiânia e suspende aulas em CMEI e escola da capital
A suspensão busca preservar a saúde de alunos, professores e servidores
Um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma escola de Goiânia suspenderam as aulas nesta segunda-feira (2) devido à fumaça que encobriu o céu da capital. Segundo o colégio, alguns alunos relataram irritação nos olhos e desconforto respiratório. A suspensão busca preservar a saúde de alunos, professores e servidores.
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informou que a medida no Cmei visa garantir o bem-estar das crianças e dos funcionários. Já o Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás (PMGO) comunicou que as aulas suspensas serão repostas, respeitando o calendário escolar (leia as notas na íntegra ao final da reportagem).
Incêndio e Fumaça em Goiânia
Nesta manhã, diversos bairros da capital amanheceram cobertos por uma densa fumaça. O Corpo de Bombeiros esclareceu que o fenômeno é resultado de um incêndio em uma área de vegetação às margens da BR-153 e no Jardim Botânico, que já dura cinco dias. Apesar de controlado, ainda há grande quantidade de fumaça na região.
Em agosto, Goiás registrou um aumento de 35,84% nos incêndios em comparação com o mesmo mês de 2023. Foram contabilizados 7.862 incêndios em 2024, sendo 2.489 apenas em agosto.
Nota da SME:
“Em virtude da queimada que afetou vegetação às margens da BR-153 e do Jardim Botânico, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que, para garantir a saúde e o bem-estar de nossas crianças e servidores do Centro Municipal Educação Infantil (Cmei) Vila Redenção, a direção decidiu suspender as atividades escolares na manhã desta segunda-feira, (02/09).
A decisão foi tomada após a confirmação de níveis elevados de fumaça no ambiente, o que pode representar riscos à saúde, especialmente para crianças e pessoas com condições respiratórias pré-existentes. O monitoramento da situação será constante e novas atualizações serão fornecidas conforme a evolução do cenário.”
Nota do Comando de Ensino da PMGO:
“Informamos que, devido à quantidade de fumaça causada por queimadas na região, foi necessário suspender as aulas no período matutino, no Colégio Estadual da Polícia Militar – Unidade Hugo de Carvalho Ramos, localizado na Avenida E, Jardim Goiás. A decisão foi tomada em resposta a queixas de alguns alunos sobre irritação nos olhos e desconforto respiratório.
Ressaltamos que a suspensão das aulas visa garantir a saúde e o bem-estar dos nossos alunos. Informamos que não haverá prejuízo pedagógico, pois as aulas de hoje serão repostas conforme a adequação do calendário escolar.”