O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 2 de setembro de 2024
saúde

Gaza: ONU imuniza 87 mil crianças em primeiro dia de vacinação contra a pólio

Agência das Nações Unidas apela por suspensão do conflito durante campanha de imunização

Postado em 2 de setembro de 2024 por Luana Carvalho
Agência das Nações Unidas apela por suspensão do conflito durante campanha de imunização. | Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) deu início a uma importante campanha de vacinação contra a poliomielite em Gaza. Imunizando aproximadamente 87 mil crianças no primeiro dia da ação, informou nesta segunda-feira (2) a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA). A iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a UNRWA, a campanha, que começou nas áreas centrais de Gaza, entrará em sua segunda fase hoje, com foco no sul da região. A terceira fase está prevista para ocorrer no norte de Gaza. O objetivo é vacinar 640 mil crianças até o dia 12 de setembro, o que representa mais de 90% das crianças com menos de 10 anos no enclave.

A campanha de vacinação foi viabilizada por uma série de pausas temporárias nos combates acordadas com Israel. A UNRWA destacou a necessidade urgente de um cessar-fogo mais amplo. Afirmando: “Estamos realizando esforços para fornecer a vacina essencial às crianças, mas o que elas realmente precisam é de um cessar-fogo imediato”.

O retorno da poliomielite a Gaza, após mais de 25 anos, evidencia os impactos devastadores dos últimos 10 meses de conflitos. A detecção do vírus em amostras de esgoto em junho, seguida pelo diagnóstico de um bebê com poliomielite, motivou a campanha emergencial. Antes do início dos combates, Gaza apresentava uma cobertura vacinal quase universal, que agora caiu abaixo dos 90%. A poliomielite infecta de forma altamente contagiosa, causando paralisia irreversível e morte. A única forma de prevenir a doença é por meio da vacinação.

Com quase dois milhões de habitantes, dos quais cerca de metade tem menos de 18 anos, Gaza enfrenta um desafio significativo para conter a propagação da doença e garantir a saúde de sua população jovem.

Veja também