De Goiânia para a América do Sul
Após o sucesso europeu, espetáculo estrelado por Rodrigo Cunha inicia nova jornada internacional com apresentações no Uruguai, Argentina e Chile
Depois do sucesso da turnê realizada na Europa em 2022, o espetáculo goiano ‘Espécie’, se prepara para alçar novos palcos, e desta vez da América do Sul. Com uma trajetória de mais de uma década e mais de 100 apresentações no Brasil, chega neste mês de setembro a três países da América do Sul: Uruguai, Argentina e Chile. Ao todo são sete apresentações, com início em Montevidéu, dia 4 e 5 de setembro, seguida por Chile; Buenos Aires, nos dias 7 e 8 e Córdoba no dia 11, Argentina; e Santiago do Chile 13 e 14.
Esse projeto de circulação internacional da peça conta com apoio da Lei Federal Paulo Gustavo, mecanismo de fomento operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Dirigido por Valéria Braga e com atuação de Rodrigo Cunha, ‘Espécie’ possui uma experiência teatral única, denominada de teatro físico, que convida a plateia a se desconectar do mundo virtual e mergulhar numa vivência coletiva e presencial desafiadora.
Ao entrar no teatro as pessoas são convidadas a desligar os celulares e a escuridão envolve o espaço cênico em que Cunha, magistralmente, manuseando a luz de seu próprio celular, leva a plateia a vivenciar uma simbiose sensorial de espanto com o corpo do ator em constante transformação.
A peça é um mergulho profundo na escuridão do teatro e da vida para estabelecer, com o ator e seus movimentos performáticos, conexões com vozes ancestrais e arquétipos universais num monólogo sem palavras, em que apenas o corpo fala e questiona, mediado por uma luz inquietante, quase impossível de acreditar, que nos remete à Caverna de Platão.
Espécie: em contínuo desenvolvimento
Espécie é resultado de três anos de pesquisa da aclamada diretora e atriz Valéria Braga e do premiado ator Rodrigo Cunha. O desafio da diretora é trazer a um espetáculo com mais de dez anos de estrada novas preocupações artísticas a cada ciclo, derivadas de viagens pelo país e no exterior.
Cada espaço ocupado é uma experiência partilhada muito única, sublinha Valéria Braga: “O espetáculo não é para o público, mas é com o público”. A diretora espera repetir o sucesso e a acolhida da primeira turnê internacional de Espécie, que encantou o público espanhol e português na passagem pela Europa há dois anos. “Importante é o intercâmbio, o diálogo com o público, as cidades e os artistas do Brasil e de outros países. É um gesto de abertura, uma janela que fortalece a nossa arte”, conclui.
O desafio do ator é dar conta do seu próprio mergulho nas camadas mais intrínsecas do ser para erigir-se nas metamorfoses que desafiam os limites do próprio corpo e ao mesmo tempo ser o iluminador de todos os acontecimentos, unicamente com a luz da lanterna de um celular. É um monólogo só corpo em sua potência de metamorfose, estabelecido por fios invisíveis de perplexidade e abandono.
Programação
Quando: 4 e 5 de setembro
Onde: Centro Cultural Terminal Goes (Av. Gral. Flores esquina, 11800 Montevideo
Montevideo, Uruguay)
Horário: 21h
Entrada gratuita
Quando: 7 e 8 de setembro
Onde: BartoloméMitre 4272 – Buenos Aires – Argentina
Horário: 21h e 20h30
Ingresso: $6.000 (seis mil pesos)
Quando: 11 de setembro
Onde: Teatro Real – Sala Azucena Carmona (San Jerónimo 66, Córdoba, Argentina)
Horário: 20h
Ingressos: (ventas.autoentrada.com)
Quando: 13 e 14 de setembro
Onde: Espacio Vitrina (Marin 0349, Providencia, Santiago de Chile)
Horário: 12h