Empréstimo liberado à prefeitura só poderá ser utilizado após as eleições
Se reeleito, Rogério Cruz estima aplicar montante para obras que contemplem a educação, saúde, mobilidade e infraestrutura
O tão almejado empréstimo milionário à prefeitura de Goiânia foi, enfim, viabilizado. O montante de R$ 710 milhões foi aprovado pelo Governo Federal e poderá, agora, chegar ao caixa da Prefeitura de Goiânia. A solicitação da contratação do empréstimo partiu da gestão do atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) que, apesar de ter alcançado o objetivo, só poderá aplicá-lo para viabilizar seus planos caso termine reeleito em outubro.
Cruz, que tem se movimentado com afinco em busca da recondução de seu time para novos quatro anos de administração, defende, desde o envio da pretensão de contratação do empréstimo à Câmara Municipal de Goiânia, que os valores sejam aplicados em obras de educação, saúde, mobilidade, modernização de gestão e infraestrutura.
O tema foi votado no Legislativo municipal em março, depois de longos embates. A matéria chegou à Casa em dezembro de 2023. À época, após a chancela dos vereadores, Rogério comemorou a decisão dizendo que o dinheiro garantiria investimentos robustos em áreas prioritárias.
Ainda que adversários vendam a ideia de que a busca pelo recurso tem caráter eleitoreiro, a campanha de Rogério desarticula a oposição mostrando que o dinheiro, primeiro, não pode ser utilizado no período eleitoral, e, segundo, foi contratado com base em uma visão de futuro.
Nos bastidores, o comentário é de que o prefeito tomou ainda mais gosto pela briga à reeleição a partir do sinal verde do Governo Federal. Integrantes do grupo de apoiadores da atual administração atestam que, se reeleito, Rogério poderá concretizar “sonhos ainda maiores” dos goianienses. O comentário passa, claro, pela recente conquista de um sonho antigo: a entrega do BRT à cidade.
Inclusive, a resposta aos críticos da contratação veio tão logo a confirmação de aprovação do empréstimo. Por meio de nota encaminhada à imprensa local, a gestão Rogério Cruz se posicionou no sentido de reafirmar seu compromisso com o futuro da cidade. “Diferentemente dos que alegam aqueles que optam por acusações irresponsáveis durante o processo eleitoral, esta administração se mantém focada no bem-estar da população e na melhoria dos serviços públicos”.
A expectativa do município é que, agora, com o empréstimo autorizado, as obras de infraestrutura acelerem ainda mais, assim como as ações para modernizar a gestão municipal e melhorar a qualidade de vida dos goianienses. Mais detalhes sobre o histórico de empréstimos da Prefeitura de Goiânia estão disponíveis na reportagem publicada na página 10 desta edição.