Rio terá ponto facultativo em 18 e 19 de setembro devido ao Rock in Rio
A decisão foi tomada em conjunto com o governo do estado para acomodar os grandes eventos que ocorrerão na cidade
O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta terça-feira (3) que a cidade do Rio de Janeiro terá ponto facultativo a partir das 15h nos dias 18 e 19 de setembro. O governo municipal e o governo do estado decidiram juntos adotar a medida para acomodar os grandes eventos que acontecerão na cidade: o Rock in Rio e os jogos da Libertadores.
A escolha de decretar ponto facultativo tem como objetivo facilitar o deslocamento dos cidadãos durante o período de intensa movimentação. “O Rio terá a partir da sexta-feira, 13 de setembro, um período de cerca de 10 dias com grandes eventos na cidade. Três importantes jogos da Libertadores (nos dias 18 e 19/09, com partidas às 19h) e o Rock in Rio. Em razão desses eventos de grande porte, decidimos, em conjunto com o Governo do Estado, decretar ponto facultativo. A partir das 15h no Município e Estado nos dias 18 e 19. Não custa lembrar também que o acesso ao Rock in Rio deve ser feito por transporte público e não por carro”, destacou o prefeito em uma postagem no Instagram.
Transporte durante o Rock in Rio
Devido ao grande número de pessoas que se deslocarão para o Parque Olímpico, na Zona Oeste, durante o Rock in Rio. Apenas veículos de moradores previamente cadastrados pela Prefeitura poderão circular nas vias ao redor da Cidade do Rock. Além disso, veículos oficiais, credenciados pelo festival, o BRT e os ônibus Primeira Classe terão permissão para acessar a área bloqueada, que contará com câmeras para controle de acesso por meio de leitura de placas, utilizando sistema OCR, Reconhecimento Óptico de Caracteres.
Para os que vão ao festival, a organização recomenda o uso de transporte coletivo. O MetrôRio funcionará 24 horas para embarque na estação Jardim Oceânico, com destino a todas as estações das linhas 1, 2 e 4. O BRT “Expresso Rock in Rio” oferecerá pontos de embarque nos terminais do Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela. Levando os passageiros diretamente para o Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo à Cidade do Rock.
Além disso, o transporte Primeira Classe, que fez sucesso em edições anteriores do festival, ampliará seu serviço. Para atender não apenas a cidade do Rio de Janeiro, mas também fãs de outras cidades, incluindo São Paulo e Minas Gerais.