Procon apreende quase 100 quilos de carnes vencidas
O órgão recomenda aos consumidores que sempre estejam atentos ao prazo de validade dos produtos que forem adquirir em supermercados
Nesta semana os fiscais do Procon Goiás apreenderam quase 100 quilos de carne imprópria para o consumo de dois supermercados de Goiânia e Aparecida. Tratava-se de carne bovina, frango, carne suína, além de linguiças que, segundo relatos dos agentes, estavam com mau cheiro e com aspecto deteriorado.
Os produtos também estavam mal acondicionados, em câmaras frias, freezers e geladeiras com temperaturas abaixo do estipulado. Em inspeção, os fiscais se depararam com água no chão, o que pode ser indício de que o freezer foi desligado em algum momento do dia, não mantendo a refrigeração durante 24h.
Além das carnes, também houve a apreensão de outros produtos fora do prazo de validade, como cerveja, ovos, maionese e macarrão. Os supermercados foram autuados e têm 20 dias para apresentarem defesa. Os itens foram descartados, evitando a comercialização e o consumo de alimentos vencidos por parte dos clientes destes locais.
O órgão recomenda aos consumidores que sempre estejam atentos ao prazo de validade dos produtos que forem adquirir em supermercados. Devem observar as condições de armazenamento e higiene do local. No caso das carnes, é necessário verificar se os itens têm selos de inspeção. O consumidor deve reparar também na cor da carne, que deve ter consistência firme, sem escurecimento ou manchas esverdeadas.