O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 7 de dezembro de 2024
situação de desespero

Seca Severa: filhote de veado enfrenta jacaré em busca de água; veja vídeo

O registro ressalta os feitos devastadores da seca sobre a vida selvagem

Postado em 5 de setembro de 2024 por Luana Carvalho
Luta dos animais pela sobrevivência diante da seca severa e dos incêndios que devastam a região.| Foto: Reprodução

Na terça-feira (3), um veado-mateiro foi registrado à beira do Rio Pixaim, em Poconé, Mato Grosso, em uma situação de desespero. O filhote, em busca desesperada de água, aproximou-se de um jacaré, seu predador natural, que surpreendentemente, permaneceu imóvel enquanto o veado se hidratava. O fotógrafo Erisvaldo de Almeida capturou as imagens, que mostram a extrema luta dos animais pela sobrevivência diante da seca severa e dos incêndios que devastam a região.

 

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) tem documentado os efeitos devastadores da seca sobre a vida selvagem. Segundo o médico veterinário Enderson Barreto, muitos animais ficam atolados na busca por água e não conseguem sair sozinhos. A escassez de água e a vegetação seca resultam em desidratação e desnutrição, colocando em risco a vida dos animais que não conseguem encontrar alimento.

Em resposta a essa crise, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) notificou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), exigindo a implementação de medidas preventivas. O objetivo é mapear pontos de água e identificar áreas críticas para evitar a morte de animais devido à falta de água.

Incêndios florestais

Mato Grosso enfrenta um dos piores anos de incêndios florestais. De acordo com o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 28,4 mil focos de incêndio desde o início do ano, com mais de 13,6 mil ocorrendo apenas em agosto. O governo estadual declarou situação de emergência em 30 de agosto devido à seca e aos incêndios que afetam principalmente o Pantanal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também