O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 15 de outubro de 2024
Vacinação antirrábica

Goiânia inicia vacinação antirrábica no próximo sábado

A Prefeitura disponibilizará 290 postos de vacinação

Postado em 10 de setembro de 2024 por Leticia Marielle
Goiânia inicia vacinação antirrábica no próximo sábado. | Foto: Reprodução/iStock

A Prefeitura de Goiânia dará início à campanha de vacinação antirrábica de 2024 no próximo sábado (14). Neste ano, a campanha ocorrerá em dois sábados consecutivos, no dia 14 e 21 de setembro, das 8h às 17h, abrangendo todos os bairros da cidade. A Prefeitura disponibilizará 290 postos de vacinação.

No primeiro sábado (14), a vacinação acontecerá em 137 locais nos Distritos Sanitários Sul, Leste, Campinas/Centro e Norte. Já no segundo sábado (21), serão 153 pontos nos distritos Sudoeste, Noroeste e Oeste. Além disso, todas as sextas-feiras deste mês, a vacinação também estará disponível na sede dos distritos.

Após o dia 21 de setembro, os responsáveis por mais de 10 animais poderão agendar a vacinação domiciliar. No ano passado, foram vacinados 100.435 animais, e a meta para este ano é imunizar 143 mil, o que corresponde a 80,13% da população animal estimada de 172 mil em Goiânia.

A vacina é gratuita e não é necessário apresentar documentação para a vacinação. A vacina é destinada para cães e gatos com mais de três meses de idade, mas não será administrado em animais doentes ou em tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios.

Vacinação antirrábica

A raiva é uma doença que ainda representa uma ameaça à saúde pública. Um vírus que ataca o sistema nervoso central causa a doença e pode transmiti-la a humanos através da mordida ou arranhão de animais infectados.

Nos animais, os sintomas da raiva podem variar, mas geralmente incluem mudanças comportamentais, como agressividade, e sinais físicos, como salivação excessiva e paralisia. Em humanos, uma vez que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal, o que torna a vacinação a única forma eficaz de prevenção.

Veja também