O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Retratação

Governo Lula é condenado a indenizar Bolsonaro e Michelle por caso dos móveis do Alvorada

Comissão localiza móveis desaparecidos, e Justiça decide que houve danos à honra de Bolsonaro e Michelle

Postado em 10 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
michelle
Presidente terá de pagar R$ 15 mil após acusar casal de retirar itens do palácio | Foto: Reprodução
A Justiça condenou o governo Lula a pagar R$ 15 mil de indenização a Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro por danos morais. A 17ª Vara Federal do Distrito Federal tomou a decisão após o presidente Lula ter afirmado, em 2023, que o casal havia retirado móveis do Palácio da Alvorada ao deixar o local. A Advocacia Geral da União (AGU) já informou que vai recorrer.

Logo no início de seu mandato, Lula reclamou do estado de conservação do Alvorada, afirmando que móveis de gestões anteriores haviam desaparecido. Ele sugeriu que os ex-ocupantes “levaram tudo”. Janja, a atual primeira-dama, também criticou a situação do palácio. Entretanto, Bolsonaro e Michelle negaram as acusações, afirmando que todos os móveis estavam guardados no local.

Em setembro de 2023, a Presidência da República localizou os 261 itens supostamente desaparecidos, após uma comissão de inventário realizar uma conferência. A comissão encontrou todos os móveis em diferentes áreas do Alvorada. A Casa Civil explicou que iniciou a conferência em novembro de 2022, quando os itens ainda não estavam localizados. No entanto, com o fim do trabalho, confirmaram a presença de todos os bens.

O juiz Diego Câmara, ao emitir a sentença, destacou que as declarações de Lula e Janja causaram danos à honra de Jair e Michelle Bolsonaro, uma vez que os móveis sempre estiveram sob a guarda da União. Embora a decisão tenha sido desfavorável ao governo, ele ainda pode recorrer.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também