Projeto que concede anistia a golpistas do 8/1 avança na Câmara
Relator deu parecer favorável, mas discussão foi adiada
O projeto de lei que concede anistia aos condenados envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023 avançou nesta terça-feira (10) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O deputado Rodrigo Valadares (União/SE) apresentou o parecer favorável, mas o início da ordem do dia no Plenário interrompeu a continuidade dos debates na comissão. Dessa forma, como determina o Regimento Interno da Câmara, e a discussão foi adiada.
O relator apresentou alterações ao projeto. O PL previa anistia a todos os condenados em manifestações desde o dia 30 de outubro, quando bloquearam rodovias ao redor do país. Agora, pelo novo parecer, os anistiados devem ser os condenados nos atos a partir do 8 de janeiro.
Leia mais: Matheus volta a defender faixa exclusiva para motociclistas nas ruas de Goiânia
Segundo o artigo 1º do Projeto de Lei 2.858/2022, “ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 08 de janeiro de 2023 e o dia de entrada em vigor desta Lei.”
Com informações da Agência Brasil