O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 9 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Fenômeno

Moradores do Sul RS registram ‘chuva preta’

As cidades afetadas incluem Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte

Postado em 11 de setembro de 2024 por Micael Silva
Registro dos moradores. |Foto: Izaura Plantikow

Moradores de algumas cidades do Rio Grande do Sul relataram a ocorrência do fenômeno conhecido como “chuva preta” nesta terça-feira (10). As cidades afetadas incluem Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte.

Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fuligem proveniente das queimadas misturou-se com a chuva, resultando na cor preta. A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, observa que o fenômeno também ocorreu em cidades do norte do Uruguai. Na fronteira com o Rio Grande do Sul.

“A chuva preta é o resultado da precipitação normal que, ao cair, passa por uma atmosfera altamente carregada de fumaça”, explica Pegorim.

Previsão do tempo

A previsão de chuva para os próximos dias pode levar à ocorrência deste fenômeno em outras áreas do estado.

“Durante esta quarta, quinta e sexta-feira, com deslocamento desta frente fria no Sul, nós vamos ter chuva. E com toda essa fumaça que esta Sul do Brasil, sim, nós poderemos ter a ocorrência de ‘chuva preta’ em vários locais dos três estados do Sul. Inclusive em Porto Alegre, que está com muita fumaça”, afirma a meteorologista.

O climatologista Francisco Aquino, da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), alertou para essa possibilidade como resultado de uma combinação de fatores climáticos adversos. Como a redução da umidade do ar, as ondas de calor e o bloqueio atmosférico.

Veja também