O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Pets

Conheça as raças de cachorro ideais para apartamentos

Antes de levar um cachorro para seu apartamento, é ideal verificar se ele ficará bem adaptado às características físicas do lugar

Postado em 11 de setembro de 2024 por Andresa Cardoso
Conheça as raças de cachorro ideais para apartamentos | Foto: Reprodução/Flickr
Conheça as raças de cachorro ideais para apartamentos | Foto: Reprodução/Flickr

Antes de levar um cachorro para seu apartamento, é ideal verificar se ele ficará bem adaptado às características físicas do lugar. No entanto, antes de escolher quem vai ser o seu pet, você deve considerar algumas escolhas.

É importante considerar seu estilo de vida, espaço físico, porte e temperamento do animal para que tudo corra bem. A vida em apartamentos requer uma rotina mais exigente de passeios e atividades físicas para cães de grande porte. No entanto, isso não significa que eles não viverão bem em um espaço pequeno. Ainda assim, você precisará se esforçar mais para atender às suas necessidades para que ele viva uma vida feliz, o que requer tempo e disponibilidade. Caso você decida enviá-lo para socializar e gastar tempo em uma creche para cães, em alguns casos, isso pode exigir dinheiro.

Os cachorros de porte médio ou pequeno, por outro lado, são mais fáceis de manter dentro de um apartamento. No entanto, você terá a mesma responsabilidade de fazer passeios regulares e brincar com o animal para que ele viva uma vida feliz.

As características da raça e a herança genética de um cachorro também devem ser consideradas para avaliar seu temperamento. O comportamento do cachorro dentro de casa também será melhorado pela educação que ele recebeu.

Leia também: 5 filmes de romance para derreter o coração

Assim, veja algumas raças mais populares de cães que vivem bem em apartamentos:

Yorkshire terrier

Prós: bons com crianças, pois são ativos e brincalhões. Contras: precisam ser educados e socializados desde filhotes para evitar latidos excessivos, possessividade e comportamentos destrutivos.

Lulu da Pomerania

Prós: comportamento muito dócil e costumam ser bastante apegados aos seus tutores. Contrás: não lidam bem com a solidão e podem sofrer com ansiedade de separação se passam muitas horas sozinhos e não recebem educação.

Poodle

Prós: inteligente e facilidade em aprender comandos. Contras: possuem má fama de serem escandalosos e ciumentos, mas isso pode ser resolvido educando o animal desde cedo. Além de precisar de exercícios que exercitem a mente, e demanda atenção.

Dachshund

Prós: conhecido como salsicha, é bastante ativo e brincalhão.

Shih tzu

Prós: são cachorros carinhosos e simpáticos com os familiares. Contras: pode se comportar com desconfiança na presença de pessoas estranhas. Além disso, precisa de socialização para ter um animal tranquilo e prevenir problemas de conduta como agressividade e destrutividade.

Por fim, é importante considerar adotar um pet ao invés de comprar. Além disso, vira-latas são os mais versáteis e se adaptam facilmente a viver em apartamentos. Aprendem com facilidade, são facilmente adestrados e inteligentes. Além de serem muito saudáveis, pois não costumam apresentar doenças hereditárias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também