O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Decepcionante

Confira outras temporadas em que o Goiás decepcionou na Série B

Se não conseguir chegar ao G-4 até o fim da Série B, será a quarta vez na história que o Esmeraldino termina a competição sem o acesso

Postado em 11 de setembro de 2024 por Davih Lacerda
Goiás
Atualmente, o Goiás tem apenas 4% de chances de acesso à Série A | Foto: Reprodução/Instagram

O Goiás faz até o momento uma campanha muito ruim na Série B do Campeonato Brasileiro. Com 33 pontos, a equipe ocupa o modesto 11º lugar na tabela de classificação. Assim, a campanha atual do clube na Segundona pode ser comparada com outras temporadas em que o Esmeraldino decepcionou na Série B.

2011

A temporada começou com um gosto amargo para a torcida esmeraldina, pois, no final de 2010, o Goiás foi rebaixado na Série A, terminando na 19ª colocação, com 33 pontos. Além disso, houve a perda do título da Copa Sul-Americana; na ocasião, o Verdão saiu derrotado nos pênaltis para o Independiente, da Argentina.

No Goianão, a equipe ficou com o vice-campeonato após empatar os dois jogos da final com o Atlético-GO, que tinha a vantagem do empate por ter feito uma campanha melhor na primeira fase. Na Série B, o Goiás terminou na 11ª colocação, com 52 pontos, 9 a menos que o Sport, que ficou com a última vaga do G-4.

2016

Após ser rebaixado com 38 pontos na 19ª colocação da Série A de 2015, o ano começou positivamente para o clube, com a conquista do 26º título do Campeonato Goiano, após vencer o Anápolis nos pênaltis. No entanto, a sequência da temporada foi decepcionante, com a eliminação precoce na Copa do Brasil para o River, do Piauí, também nos pênaltis.

Além disso, na Série B, o Goiás terminou o campeonato na 13ª colocação, com 50 pontos e uma campanha extremamente irregular e bem distante de brigar pelo acesso à Série A. No total, três técnicos comandaram a equipe na competição: Enderson Moreira, Léo Condé e Gilson Kleina.

Leia também: Lucas Andrino faz críticas ao comportamento do elenco do Goiás

2017

Depois de um ano desanimador como 2016, a torcida esmeraldina esperava que 2017 fosse diferente. No entanto, a temporada foi considerada por muitos como a pior da história do clube. No Goianão, o Goiás venceu o Vila Nova na final e se sagrou campeão estadual pela 27ª vez.

Na Copa do Brasil, o Verdão foi eliminado pelo Fluminense na quarta fase. Porém, na Série B, a campanha do Esmeraldino foi desastrosa. Até as últimas rodadas da competição, o clube teve chances reais de ser rebaixado para a Série C pela primeira vez na história. Da 32ª até a 38ª rodada, o Alviverde não venceu nenhum jogo.

A vitória por 2 a 1 contra o Luverdense na 31ª rodada acabou sendo determinante para a permanência do Goiás na Série B, pois a equipe terminou na 14ª posição, com 45 pontos, um ponto a mais que a equipe mato-grossense, que acabou sendo rebaixada com 44 pontos. Este foi o capítulo mais desesperador da história do clube.

Veja também